
A uva Carignan

Muito comum no sul da França, país onde já foi a principal casta, e com forte presença também na Espanha e na Itália, a Carignan é uma das uvas que tem ganhado muitos entusiastas no novo mundo vinícola, especialmente no Chile, onde esta variedade tinta, cada vez mais tem originado vinhos de qualidade elevada e reconhecida internacionalmente.
Esta casta teve um momento de muita glória no passado, e, apesar, de ter perdido espaço para outras tintas, nos últimos anos tem mostrado seu valor para aqueles que buscam vinhos com tipicidade, que são os que trazem as características da região (clima, solo, água, etc) impressas no sabor (terroir). A origem exata da Carignan é indefinida, mas como ela é muito comum na Espanha e no sul da França desde tempos imemoriais, estes dois países tem o crédito da casta. No novo mundo, aonde chegou logo na primeira metade do século XIX, ela é cultivada na Califórnia, na Argentina e no Chile.
França, Espanha e Itália são, respectivamente, os países que tem mais terras plantadas com a Carignan.
No país andino, seu cultivo se dá em vinhas antigas, e sem irrigação; ela tem renascido com força na região do Vale do Maule, uma das mais antigas da vitivinicultura do país, onde a intensidade de luz solar durante o dia e a agradável brisa noturna lhe garante características especiais.
Características

A uva Carignan costuma ser utilizada em assemblages (vinhos de corte), pela sua versatilidade e personalidade.
A Carignan recebe, ao redor do mundo, diversos nomes, são mais de 60 designações diferentes; ela é versátil e pode apresentar características distintas de acordo com o local onde é cultivada; e, acima de tudo, é famosa por sua alta produtividade e resistência a solos com falta de água, ou seja, uma uva que amadurece e produz muito mesmo em condições rigorosas.
Na Espanha, a Carignan é conhecida como Cariñena; na Itália, recebe o nome de Cariñano.
Ela tem melhor desenvolvimento em climas temperados, com boa variação de temperatura entre o dia e a noite. É uma uva com personalidade, largamente utilizada para a elaboração de vinhos de assemblage, onde atua como componente para dar coloração mais profunda à bebida; mas se manipulada corretamente, ela produz ótimos varietais. Uma uva com tipicidade e pouco óbvia, perfeita para quem quer experimentar algo novo e com qualidades únicas.
Vinhos

Os vinhos de uva Carignan são de coloração intensa, com acidez e taninos presentes.
Por suas características naturais, a Carignan dá muito trabalho aos produtores que objetivam vinhos elegantes e finos. Seu cultivo requer dos vinicultores conhecimentos específicos da variedade, além de práticas agrônomicas e técnicas avançadas de produção. É sensível a pragas e costuma não se dá bem com colheita mecânica, pois seus talos exigem um manuseio cuidadoso, é uma variedade particularmente difícil de lidar.
Normalmente a Carignan resulta vinhos com coloração bastante intensa e profunda, com teor alcoólico relativamente alto, acidez com boa presença, taninos em abundancia, certa adstringência e muito bem estruturados. Seus aromas são geralmente de frutas escuras maduras, ameixas, amora, pimenta e especiarias em geral.
As variedades Syrah e Grenache são consideradas as melhores opções para produzir blends com a Carignan, pois quando juntas resultam vinhos suaves, mas com caráter e aroma rústico.
Robustos e encorpados, os vinhos da Carignan, ao mesmo tempo, possuem a profundidade e autenticidade da casta, além de expressarem a qualidade das vinhas em que as frutas são cultivadas, principalmente no Chile, onde as vinhas são antigas, sendo assim o próprio reflexo do seu terroir.

Veja outros itens relacionados
-
-
Uva Sangiovese e suas variações regionais
-
Uma maravilha do sul da Itália: a uva primitivo
-
Os prazeres da uva Bobal
-
Chardonnay pelo mundo
-
Harmonizando | Receitas para Seleção Fevereiro 2014
-
Tempranillo, a nobre uva da Espanha
-
Conheça o Alentejo
-
Tinto Cão, uma casta rara do Vale do Douro
-
Cabernet Sauvignon: a rainha
-
Grenache, a uva versátil
-
Vale do Maule: fertilidade e diversidade de uvas e vinhos
Comentários
Excelente a matéria. Vou adorar receber mais informações sobre vinhos.
Matéria esclarecedora! Nunca tomei um vinho com essa uva e resolvi comprar um para experimenta! Vamos ver se gosto! Abçs,César.
E ai? Gostou?