
Agosto 2013

A Seleção do mês de Agosto, que o Clube dos Vinhos traz para seus Sócios, vem carregada do poderoso e aromático mistério dos vinhos da Espanha, representados pelos premiados Loriñon Crianza 2008 e Dardanelos 2010 Ribera del Duero.
Da internacionalmente reconhecida região de Rioja, a tipicamente espanhola Tempranillo foi utilizada na elaboração do Loriñon Crianza 2008, rótulo da Bodegas Bretón, que desde a década de 1980 vêm sendo uma das mais importantes vinícolas de sua região.
Já o Dardanelos 2010 tem seu berço de origem na região de Ribera del Duero, onde o platô de terreno granítico faz com que a mesma Tempranillo ganhe todo um novo caráter. A vinícola responsável, a Bodega Díaz Bayo, está há mais de dez gerações na região, com uma produção quase que completamente manual e desde sempre preocupada com a expressão do terroir e da uva, acima de tudo.

Potência e maturidade
Com uma pontuação de 88 em 100 do Guía Penín 2011, este premiado Tempranillo é proveniente de Rioja, a mais tradicional região produtora de vinhos da Espanha. Dotado de uma rica coloração vermelho-granada com leve opacidade, os seus aromas remetem a frutas vermelhas, com notas de mirtilos, alcaçuz, baunilha e torrefação, graças ao período de envelhecimento. Na boca, é potente e estruturado, com taninos maduros e frescos.
Vinificação
Em vinhedos com mais de 40 anos de idade, nas terras mais elevadas da vinícola, os cachos são colhidos manualmente e transportados em resfriamento controlado até a área de vinificação. A fermentação inicial é realizada em tanques de aço inox, partindo depois para uma maturação de 14 meses em barricas de carvalho americano.
Harmonização
Cogumelos refogados, grelhados de carnes vermelhas, paellas e risotos com carnes. Também harmoniza com massas de molhos levemente encorpados à base de tomate. Sugestão Vinitude: Carne com cogumelos.
Confira a receita aqui
Mais informações

Frescor e Equilíbrio
Entre as diversas premiações recebidas pelo Dardanelos 2010, algumas das mais impressionantes são a sua pontuação de 90 em 100 de acordo com o Guía Penín 2011, a Medalha de Ouro da Federação de Enologia Espanhola entre os melhores Tempranillos do mundo, e sua colocação no Quadro de Honra da Federação no quesito de melhor custo/benefício. Este Tempranillo, criação especialíssima da Bodega Díaz Bayo, traz em sua coloração um tom de púrpura, com breves reflexos, rosados, e uma vasta gama de aromas frescos, que remontam a morangos, cerejas, banana, caramelo e notas florais, evoluindo para notas de madeira, pudim de leite, café e caramelos toffee. A passagem pela boca é agradável, com um paladar redondo e equilibrado repleto de notas herbáceas e toques de frutas vermelhas.
Vinificação
Colheita manual dos cachos e transporte até a vinícola realizado em caixas de 12kg, mantidas a refrigeração de 6° C. Cada cacho e cada uva é cuidadosamente selecionando para a realização da fermentação, que acontece em barrica de carvalho francês durante um período de 4 meses.
Harmonização
Embutidos e carnes vermelhas grelhadas, ou assados de carnes de porco. Também faz uma boa combinação com risotos de carnes, paellas, e outros pratos da culinária espanhola a base de carne bovina. Também pode ser servido ao lado de massas com molhos leves à base de tomate. Sugestão Vinitude: Puchero Espanhol (cozido de grão de bico). Confira a receita aqui
Mais informações
A Bodegas Bretón foi fundada no ano de 1983, sob a liderança de Pedro Bretón, adiante de um grupo de negociantes da região de Rioja. Atualmente, todo o trabalho da vinícola é o resultado de um grande time de especialistas em cada uma das áreas necessárias à vinificação. Equilibrando o moderno com o tradicional, cada safra é elaborada com uvas cuidadosamente selecionadas, diversificando estilos e resgatando a tradição da região de Rioja dentro das necessidades do eclético mercado atual. Este conhecimento e adaptabilidade são o fator principal que permite que sua produção se qualifique como acima da média, superando as expectativas daqueles que tem a oportunidade de experimentar seus vinhos.
Já a Bodega Díaz Bayo já está há mais de dez gerações em sua região de origem, a Ribera del Duero, e já conta com mais de 35 hectares de vinhedos, majoritariamente dedicados a uva Tempranillo, que trazemos em nossa seleção. Se diferenciando pela colheita e seleção dos cachos, completamente manuais, e por seus variados estilos de vinificação, a Díaz Bayo conquista clientes por seus produtos de qualidade, que visam, principalmente, expressão em seu produto final as qualidades do terroir peculiar onde mantém seu plantio: um platô de solo pedregoso, onde a videira se desenvolve com plenitude e força, favorecendo à produção de vinhos de primeira grandeza.

Deixe um Comentário