
Agosto 2015

Para a seleção de Agosto escolhemos dois ótimos vinhos franceses, produzidos a apenas 200 km um do outro. Com características bem distintas, mostram claramente como podem ser produzidos bons vinhos quando se sabe aproveitar o excelente clima da região, utilizando as diferenças de solo do Sul da França e os bons ventos que sopram no Mar Mediterrâneo.
Enquanto um deles é fruto de uma só casta de uvas, o segundo prova com excelência como diferentes castas podem se misturar para trazer ao mundo o aroma, o sabor e a personalidade da viticultura feita com o carinho de quem entende e respeita a terra onde cultiva e une isso a paixão pela fabricação de vinhos.

Um vinho de personalidade
A cadeia de montanhas dos Pirineus oferece o solo e o Mar Mediterrâneo faz a sua oferta do clima para o cultivo da casta Cabernet Sauvignon, as uvas utilizadas para a produção do L’Esparrou Grande Réserve. Com os cuidados da família Bonfils, que se dedica à produção de vinhos desde o século XVII, podemos apreciar este vinho com personalidade própria, um vinho que pode ser considerado de caráter, fresco, mostrando a generosidade e a intensidade de seu aroma frutado.
Vinificação
A casta Cabernet Sauvignon é a única utilizada para a produção do L’Esparrou Grande Réserve. A tradição e a arte se unem ao caráter frutado, com sabor de pequenas frutas vermelhas e negras, produzindo uma sensação de notas de especiarias e baunilha, cheio de equilíbrio e sabor da Cabernet Sauvignon para este que, certamente, é ótimo vinho do Sul da França, principalmente pelo cultivo, que está sendo feito de forma orgânica.
Harmonização
Ideal para acompanhar costeletas de vitela, grelhado de cordeiro ou um queijo curado.
Sugestão Vinitude: Costeleta de vitela à moda mediterrânea.Confira a receita aqui
Mais informações
Região: Languedoc-Roussillon
Produtor: Bonfils
Casta: 100% Cabernet Sauvignon
Safra: 2013
Teor Alcoólico: 12,5%
Temperatura de serviço: 14 a 16°C

Sabor redondo e frutado
La Bastide Rouge veio ao mundo através das uvas frescas das castas Merlot, Grenache e Cabernet Sauvignon. As vinhas são cultivadas numa propriedade situada nos terraços terciários aos pés das encostas de Saint-Chintan, no Sul da França, recebendo também os ares benéficos do Mediterrâneo, gerando este que é um vinho saboroso e representante genuíno da região.
Vinificação
A união das castas Merlot, Grenache e Cabernet Sauvignon produz um vinho de cor rubi, com reflexos violetas, o que já chama a atenção para o La Bastide Rouge. Com as melhores uvas dos contrafortes de Cévennes, este é um vinho dominado por pequenas frutas vermelhas, com aroma de especiarias e alcaçuz, trazendo ao paladar um sabor redondo e dotado de agradável frutado.
Harmonização
Faz excelente companhia para as carnes vermelhas e brancas, grelhadas, e queijos duros, bem amadurecidos.
Sugestão Vinitude: Legumes à moda mediterrânea.Confira a receita aqui
Mais informações
Região: Languedoc-Roussillon
Produtor: Bonfils
Casta: Merlot, Grenache e Cabernet Sauvignon
Safra: 2013
Teor Alcoólico: 12,5%
Temperatura de serviço: 14 a 16°C
Vinhedos de pai para filho desde 1870: Jean-Michel Bonfils e seus três filhos, Olivier, Laurent e Jerome, estão agora à frente da Bonfils Vinhedos, o maior proprietário de vinhedos de Languedoc-Roussillon.
Jean-Michel, que detém o amor incondicional do pai da terra, soube como passar para seus filhos. Hoje, ele tem apenas uma ideia em mente: que a vinha seja de excelente qualidade pelos próximos 20 anos. Ele plantou mais de 450 hectares de vinhas em 10 anos.
Laurent fornece a liderança em uma base diária. Sua ambição é desenvolver a Vinícola Bonfils na França e no exterior, com os vinhos que vão agradar a todos os consumidores. Ele também quer propor uma oferta de enoturismo de luxo. Olivier cuida da vinificação para a produção de vinhos cada vez mais alinhados com a filosofia da Bonfils – uma oferta orientada para a qualidade pelo melhor preço. Jerome cuida das vinhas e assegura o bom desenrolar das operações com a principal missão de garantir o abastecimento de uvas e garantir a sua melhor qualidade.
O Domaine La Bastide está situado, no sopé das primeiras montanhas de Cévennes, numa área de 55 hectares, onde são cultivadas as uvas para a produção do vinho. Com um castelo medieval, a propriedade foi totalmente renovada pelos Bonfils e é hoje um dos pontos turísticos para apreciar o vinho do Sul da França.
O Château l’Esparrou foi construído na “idade de ouro das vinhas” e tem uma reputação antiga, tendo sido classificado entre os melhores vinhos de Roussillon pelo o famoso Guia de Viajantes da França, em 1813. A vinha abrange uma encosta de barro e pedras, perto de Canet, do Mar Mediterrâneo e da montanha Canigou. O vento norte, o vento de Espanha e a brisa do mar varrem esta terra que goza de um clima ensolarado. Na primavera de 2012, o vinhedo se juntou aos Vinhedos Bonfils.

Comentários
Bem, já sou cadastrado e parei de comprar. Como fazer para reativar
Olá Sr. Fernando, por favor, entre em contato com nosso SAC pelo email sac@vinitude.com.br para tirar dúvidas em relação a sua assinatura.
Abraços, Equipe Vinitude