
Entrevista | Antico Colle: compromisso com a autenticidade
Situada no coração do território do vinho Nobile de Montepulciano, a Antico Colle é uma vinícola em que toda equipe é movida pela paixão que a produção do vinho inspira.
Em entrevista exclusiva à Revista Vinitude, o proprietário Andrea Frangiosa, conta sobre essa paixão pela vinha passada a gerações por sua família e sobre a dedicação para manter a autenticidade do nobre terroir da região e sobre o processo de produção natural adotado pela vinícola.
Há três gerações a família Frangiosa se dedica ao cultivo das vinhas, trabalho o qual como não poderia ser diferente, são extremamente apaixonados. Graças e essa paixão, passada de pai para filho é que nasceu a vinícola produtora de vinhos finos, Antico Colle.
A propriedade esta localizada entre as colinas do interior da Toscana, Itália, no coração do território do vinho Nobile de Montepulciano. A geografia ondulada é ideal para o cultivo de uvas, graças a condições climáticas e de relevo que também contribuem para a maturação das mesmas, são 25 hectares de videiras, que estão a 300-400 metros acima do nível do mar.
‘Autenticidade’ é a força motivadora por trás da produção de um determinado tipo de vinho
O diferencial da vinícola é a filosofia adotada por toda a equipe que é a do amor e dedicação ao setor vitivinícolo, respeitando rigorosamente o processo natural de desenvolvimento da planta, o ponto de partida é o trabalho realizado nas vinhas. Priduz: Nobile di Montepulciano DOCG, rosso di Montepulciano DOC, Chianti Colli Senesi DOCG, IGT Toscano Rosso, IGT toscano branco, grappa, azeite de oliva extra virgem, o solo da vinícola é de textura média, em camadas renoso, tufo e argila.
O cuidado esta presente em todas as etapas do processo de produção dos vinhos da colheita, vinificação, envelhecimento até o engarrafamento, sempre supervisionadas pelos proprietários que cuidam de todas as fases deste processo. A tecnologia esta presente em alguns procedimentos, mas a Antico Colle sempre preserva e respeita o compromisso original que é o respeito das tradições. O que estimula a produção de certos tipos de vinhos de alta qualidade é o terroir que ainda é o principal valor da vinícola, a valorização das vinhas, coloca a Antico Colle entre as empresas que se dirige a um mercado de nicho, pouco explorado, onde há pouca distribuição para vinhos que podem se vangloriar de notável qualidade e autenticidade.
“Todo o nosso processo de produção é realizado de forma natural, o que nos distingue é o grande respeito que temos pela planta.”
Os vinhos Antico Colle estão presentes ao redor do mundo em lojas especializadas e nas adegas dos verdadeiros amantes dos bons vinhos, feitos com uva. O Valor de beber Antico Colle é um valor que se baseia em fundamentos concretos sobra a qualidade e satisfação de ser capaz de provar um vinho único com todo o amor com o qual é produzido.
Qual é o grande diferencial da vinícola Antico Colle?
Eu produzo vinho com verdadeira paixão, essa paixão foi passada pelo meu avô para o meu pai e depois para mim. Sempre achei que a qualidade do produto é a coisa mais importante, todos aqueles que têm a oportunidade de beber um Antico Colle devem sentir a paixão e o amor de quem o produz. E essa é a minha maior satisfação e o que me motiva a cultivar sempre com muito devotamento as vinhas.
A vinícola respeita o processo natural de desenvolvimento das vinhas. Quais cuidados esse processo exige?
Todo o nosso processo de produção é realizado de forma natural, o que nos distingue é o grande respeito que temos pela planta. Sempre deixamos a mãe natureza tomar a frente do processo e desenvolver o seu trabalho naturalmente.
Outro fator que também nos diferencia é o uso mínimo de qualquer produto adicionado por tratamentos fitossanitários, seja na vinha ou na adega para os vinhos.
Quais são as preocupações e cuidados da Antico Colle com o terroir da região?
Eu amo o nosso terroir e tenho o maior respeito por tudo o que ele me proporciona, esses solos secos e clima especial, permitem que se desenvolva uma espécie de trabalho conjunto, que engloba os produtores e as vinhas, o que garante e resulta na produção de um grande vinho.
Qual é a estratégia da Antico Colle para se manter ativa nesse mercado de nicho de pouca distribuição, mas de qualidade e autenticidade?
A distribuição de Antico Colle se limita apenas e estritamente a um mercado de nicho, selecionamos cuidadosamente não apenas os funcionários, mas todos os parceiros, para que possamos garantir a proteção da marca nos mercados ao redor do mundo onde estamos presentes, levando até eles um vinho de extrema qualidade.

Veja outros itens relacionados
-
-
Entrevista | La Ronciere: o desafio do vinho perfeito
-
Pontuação do Vinho: por que e pra que?
-
Entrevista | Vinhos acompanhados desde a terra até a taça
-
Entrevista | Pequena no tamanho e gigante na qualidade
-
Entrevista | Bodega Irurtia, Uruguai
-
Entrevista | Vinho & Café: companheiros da boa mesa
-
Uva Sangiovese e suas variações regionais
-
Entrevista | Da Califórnia para o mundo: os vinhos Estrada Creek
-
Entrevista | Vega Tolosa, vinhos da Espanha para o mundo
-
Lídio Carraro, uma filosofia purista para produção de bons vinhos
-
Entrevista | Tradição e Amor aos vinhos
Deixe um Comentário