
Bodega Família Cassone

A família Cassone fundou sua premiada bodega em 1998, na famosa região de Mendoza, na Argentina. Mas a história da família com o universo vinícola vem de muito mais tempo.
No século XX, o patriarca dos Cassone, o italiano Celestino, imigrou de Torino, na Itália, para a Argentina levando consigo as técnicas e a paixão pela arte da vinificação. Roberto Cassone, filho de Celestino, comprou seu primeiro vinhedo em Mendoza no ano de 1957, quando iniciou a cultura de uvas viníferas de grande qualidade. Desde então, a tradição do cultivo de uvas permaneceu presente na família.

A família Cassone: Martín, Eduardo e Florencia Cassone, Connie Aguilar, Florencia Morales e Federico Cassone.
Até a fundação da bodega, a produção dos vinhedos da família era toda vendida para outras vinícolas. Cenário que mudou na década de 90, quando Eduardo Cassone, filho de Roberto, acompanhado por seus filhos, decidiu utilizar sua plantação para elaborar seus próprios vinhos.
Hoje, por ter se mantido fiel aos seus princípios de excelência na qualidade, modernidade na produção e tradição dos seus valores, o sucesso da bodega permite considerá-la um dos mais importantes empreendimentos vinícolas de caráter familiar da Argentina.
Os vinhedos
A família Cassone possui atualmente três vinhedos próprios, todos localizados em diferentes partes de Mendoza, região cercada pela Cordilheira dos Andes e o principal pólo produtor de vinhos da Argentina. São mais de 115 hectares de vinhedos localizadas na sub-região Luján de Cuyo, que possui os vinhedos mais antigos do país, além de ser considerada perfeita para a produção vitivínicola devido ao seu clima quente e seco, sua altitude e amplitude térmica que favorecem o cultivo e elaboração de vinhos únicos.
Produção
A simpática bodega está localizada no distrito de Mayor Drummond e foi totalmente construída ao estilo tradicional da região: paredes altas e tetos de madeira, garantindo o frescor e harmonia para a criação dos seus vinhos.
Mantendo a tradição de uma bodega familiar, mas ao mesmo tempo pensando e investindo na qualidade dos seus vinhos, a Cassone alia costumes de uma produção artesanal, detalhista e preocupada com a singularidade de cada garrafa com a mais avançada tecnologia – o uso de tanques de aço inox, além da implantação de um moderno sistema de refrigeração, garante as condições ideais de produção dos vinhos da bodega, em todas as suas etapas.
Uvas e Vinhos
As uvas cultivadas pela bodega variam de acordo com os seus vinhedos. As principais são: Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Sauvignon Blanc, Viognier e Chardonnay. A colheita é feita manualmente e o processo de fermentação e engarrafamento é acompanhado pessoalmente pelos proprietários da bodega, tudo para preservar a qualidade das uvas e das bebidas que ela elabora.
A família Cassone produz três linhas especiais de vinhos que revelam toda a preocupação da bodega com o caráter exclusivo de suas bebidas, seja no cultivo personalizado dos seus vinhedos, seja no processo modernizado da sua produção, seja no sabor único dos seus vinhos.

A Seleção Março 2014 do Clube dos Vinhos traz dois vinhos da linha Cassone Reserva Edición Especial – o Malbec-Malbec e o Malbec-Syrah
A mais recente dessas linhas, a Cassone Reserva Edición Especial representa o excepcional caráter dos vinhos da bodega; é produzido de maneira peculiar, com com uvas de mesma casta ou não, cultivadas em videiras com idades diferentes, colhidas em vinhedos distintos, com diversidade de solo e clima latentes e diferentes períodos de maturação – elementos que dão às bebidas desta linha um sabor inigualável.
Esses vinhos são blends especiais que potencializam as principais características de cada um dos vinhos da combinação. Tem sua elaboração conduzida para que haja perfeita harmonia entre as uvas que as compõem. A qualidade maior dessa linha é apresentar potência e frescor ao mesmo tempo, sem notas de sabores amargos e acidez fazem com que os vinhos tenham uma leveza agradável ao ser degustado.
Os vinhos Cassone Reserva Edición Especial foram especialmente desenvolvidos para o Brasil, e entram no mercado do país, de maneira exclusiva, através de uma parceria da Vinitude com a filial da Bodega Cassone em São Paulo, inaugurada em 2013 para garantir uma relação mais próxima com seus consumidores, uma das marcas desta empresa familiar.

Comentários
Eu costume beber suco de uva, mas meu irmão GUIDO CASSONE, que aprecia vinho, diz que o vinho da Bodega CASSONE é de primeiríssima qualidade e assenta muito bem.
Para mim, os vinhos italianos são os melhores do mundo, independentemente do local fabricado.