
Como abrir uma garrafa de vinho sem quebrar a rolha?
Alguma vez você precisou abrir uma garrafa de vinho e a rolha quebrou? Ou optou pelo saca-rolhas borboleta e ficou receoso quando teve que encarar o modelo sommelier? Então vem cá que o nosso infográfico vai te ajudar a tirar essa situação de letra!
Mas, afinal, você sabe como surgiu o saca-rolhas?
Conta a história que a primeira invenção data de 1795 e é atribuída a Samuel Henshall, no entanto, tudo começou com um improviso dos combatentes das frentes napoleônicas. Os soldados tinham o hábito de tomar vinho, mas tirar a rolha das garrafas era uma dor de cabeça. Até que um dia, um deles teve a ideia de utilizar um equipamento em espiral muito comum para limpar resíduos de disparos dos canos das armas para sacar a rolha dos vinhos. E não é que deu certo?
Tempos mais tarde, Samuel Henshall adicionou ao espiral uma madeira para dar apoio à mão na hora de puxar a rolha e patenteou a ideia. Foi aí que surgiu o famoso saca-rolhas “T”.
Depois disso o que não faltou foi inovação para o aparato. Há diversos modelos e cada um vai se adaptando ao que mais lhe convém, mas no infográfico abaixo você vai aprender a utilizar o modelo mais recomendado pelos sommeliers e garçons.
Texto: Carol Oliveira
Imagem: Kayanami Amaral

Veja outros itens relacionados
-
-
Utensílios para servir o vinho: Corta-gotas
-
Vinitude traz os melhores da Suíça
-
Grand Bateau de Bordeaux
-
Harmonizando | Trufa de chocolate
-
Petirrojo
-
Vinitude Clube dos Vinhos comemora 1 ano!
-
Febre vinícola brasileira toma o Reino Unido
-
Agosto 2016
-
Cava Pere Ventura
-
Pratos para harmonizar com a Seleção de Janeiro 2013
-
Como degustar um vinho em 4 passos
Deixe um Comentário