
Como preservar o vinho depois de aberto?

É sempre maravilhoso beber um vinho quando se tem vontade, não é mesmo?! No conforto da sua casa depois de um dia de trabalho ou apenas para acompanhar uma refeição. Nestas situações o importante é apreciara bebida, mas se você não tiver companhia, ou queira somente tomar uma taça do seu vinho predileto, provavelmente acaba sobrando na garrafa.
Como já sabemos alguns vinhos podem ser conservados por décadas, se armazenados corretamente, sem perder a sua qualidade e inclusive ter o seu sabor aprimorado ao decorrer deste tempo. A parte triste: depois de aberto, o declínio da bebida é questão de tempo. Para salvar nossa tão querida bebida, selecionamos algumas dicas para preservar o seu vinho depois de aberto.
Oxigênio ajuda ou atrapalha?
Se tratando da preservação do vinho de uma garrafa já aberta atrapalha! Pois o processo de oxidação já se iniciou, ou seja, o seu vinho começa a virar vinagre em um processo lento. Com isso devemos evitar ao máximo o contato do vinho com o oxigênio depois de aberto e as próximas dicas vão te ajudar nesta tarefa.
Coloque uma rolha na garrafa
Você pode utilizar a rolha do vinho aberto para fechar a garrafa novamente, mas, se preferir, existem à venda rolhas e outros acessórios específicos para vedar a garrafa depois de aberta. A alternativa da nova rolha funciona bem se você for beber o restante da garrafa no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte.
Argônio
Essa dica vai para aquele vinho que você adora, mas por ser caro você só toma de vez em quando. Existem no mercado produtos baseados no Argônio que se trata de um gás mais pesado do que o oxigênio e comumente encontrado na atmosfera, no ar que respiramos. É um gás que não interage com o vinho, portanto não acelera o processo de oxidação. A sua utilização é bem fácil, você injeta o Argônio por meio uma “mangueira” dentro da garrafa de vinho, assim por ser mais pesado ele se deposita sobre a superfície do vinho, e abaixo do ar, que contém oxigênio. Esse procedimento conserva o vinho por um período mais longo, cerca de um mês.
Bomba à Vacuo
Trata-se de uma simples bomba de vácuo, ela possui a vantagem de poder ser utilizada sempre que necessário, ou seja, economia! A bomba retira o ar do interior da garrafa e a lacra com a rolha de borracha que, normalmente já vem no kit da bomba à vácuo, este processo exige um pouco do seu esforço físico, mas para conservar o seu vinho vale a pena não é mesmo?
Meia Garrafa
Você também pode armazenar o vinho que restou em meias garrafas. Coloque o vinho dentro da garrafa, ai é só colocar a rolha ou rosquear a tampa e guardar. Neste caso, sobra bem menos espaço para o oxigênio e o vinho vai durar até uma semana tranquilamente.

Comentários
Vai resolver o meu problema. Valeu a sugestão!
Ótimas dicas, vamos colocar em pratica a partir de agora!
Gostei das dicas, vou praticar