
Dezembro 2013

No mês de Dezembro, nosso time de especialistas selecionou dois tintos portugueses de caráter vindos de regiões cuja tradição vinícola é tão antiga quanto a história do país.
As joias Colinas Tinto 2007 e Vilarino Tinto 2008 são produzidas nas regiões da Bairrada e do Alto Alentejo, respectivamente. As uvas que resultam estes dois tintos saborosos são cultivadas em vinhedos que crescem em solos argilosos, com exposição privilegiada e com clima de influência atlântica; e são principalmente castas autóctones, que garantem as personalidades únicas das bebidas.
Mais uma vez, nossos especialistas foram buscar vinhos que são garantia de qualidade no mercado internacional, oferecidos por um incrível custo benefício para os sócios do Vinitude Clube dos Vinhos.
Delicado e elegante
Composto de uma uva nativa emblemática de Portugal, a Touriga Nacional, e duas francesas, a Cabernet Sauvignon e a Merlot, o Colinas 2007 é um vinho que mescla potencial de guarda excelente com maciez e frescor, o que lhe atribui qualidade destacável. Apresenta coloração rubi profunda, seu aroma apresenta toque de frutas pretas maduras (ameixa, especialmente) junto com notas de madeira. De corpo delicado e estrutura elegante, seus taninos são redondos, tem bom equilíbrio nos níveis de álcool e acidez, e o seu final é seco.
Com vinhas plantadas em suaves colinas em São Lourenço do Bairro, onde os solos são argilosos e o clima tem influência atlântica, este é um tinto de corte agradável e delicioso.
Harmonização
O Colinas Tinto se caracteriza por sua versatilidade na harmonização. Acompanha deliciosamente pratos variados, como massas com molho vermelho, carnes ensopadas ou assadas. Outras ótimas pedidas seriam pratos de bacalhau ou até mesmo pato.
Sugestão Vinitude: Confit de pato Confira a receita aqui
Mais informações
Região: Bairrada
Produtor: Colinas de São Lourenço
Ano: 2007
Castas: Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Merlot
Teor alcoólico: 13%
Temperatura de serviço: 16/17ºC
Complexidade e vigor
Este tinto profundo e complexo tem coloração rubi escura, seus aromas de frutas vermelhas maduras, sabor único e atrativo. É equilibrado, com final razoável de média persistência.
Elaborado com uvas colhidas manualmente em vinhedos próprios na terceira semana de setembro de 2008. Sua fermentação é feita em tanques de inox com temperatura controlada. Passa ainda por estágio de envelhecimento em barricas de carvalho durante 10 meses.
Harmonização
Este saboroso tinto acompanha deliciosamente queijos moles ou um belo prato de carneiro assado com ervas.
Sugestão Vinitude: Pernil de carneiro assado com ervas Confira a receita aqui
Mais informações
Região: Avis – Alentejo
Produtor: Herdade Fonte Paredes
Ano: 2008
Castas: Aragonez e Trincadeira
Teor alcoólico: 13,5%
Temperatura de serviço: 17ºC

Deixe um Comentário