
Fevereiro 2016

A Espanha que surpreende
Este mês o seu Clube de Vinho está com uma novidade: atendendo a pedidos, introduzimos finalmente um vinho branco na Seleção mensal! De fato os nossos especialistas adoram vinho branco (alguns até mais que tinto), mas por exigências de mercado em que as pesquisas apontam as preferências do consumidor brasileiro direcionadas para vinho tinto de forma esmagadora, fomos adiando essa decisão. Mas vimos que isto está mudando e achamos que o momento de reverter esta tendência finalmente chegou, querendo portanto mostrar aos sócios do Clube as maravilhas que o mundo dos brancos pode oferecer.
E para começar com o pé direito fomos até a tradicional região espanhola de Castilla-La Mancha, buscar um belíssimo branco bem típico, produzido a partir de uvas autóctones. E ao seu lado, um tinto da mesma região e da mesma vinícola, mas com perfil mais moderno e internacional.

Típico e surpreendente
A região de Castilla-La Mancha é a maior área vitivínicola do mundo, sendo também chamada de ‘’adega da Europa’’ pela antiga tradição em produção de vinhos e grande variedade de uvas, principalmente autóctones, mas também com ótima adaptação das castas internacionais.
Este branco é um blend de duas famosas castas locais: Verdejo e Viura. A primeira seja talvez a uva branca mais prestigiada da Espanha inteira, que normalmente se destaca pela sua aromaticidade e corpo. A segunda (também conhecida como Macabeo) é a principal casta usada nos espumantes Cava, responsável pelo frescor e notas frutadas.
Notas de degustação
O resultado é um vinho muito agradável, complexo, com aromas intensos de melão, abacaxi, maça, limão, manteiga e um toque mentolado (eucalipto); no palato tem boa estrutura e uma acidez refrescante que leva para um final gostoso de boa persistência.
Harmonização
Pescados e mariscos de maneira geral, mas como possui um corpo interessante é possível ousar com molhos mais complexos. Sugestão: caldeirada de frutos do mar
Mais informações
Região: Castilla-La Mancha
Produtor: Bodegas Isidro Milagro
Castas: Verdejo (50%), Viura (50%)
Tipo: Branco
Safra: 2014
Temperatura de serviço: entre 8 a 10°C
Amadurecimento: em cubas de inox, para manter o frescor da fruta
Prêmios: Silver Medal – Concours Mondiale de Bruxelles 2014; Bronze Medal – IWSC 2014

Tradição e modernidade
Da mesma vinícola selecionamos um interessantíssimo tinto para paladares mais modernos, mas sem abandonar de qualquer forma a tradição: o vinho junta a tipicidade e a riqueza da terra espanhola, misturada a um perfil que segue os ditames internacionais.
Este blend bem diferente coloca juntas 3 castas, sendo uma autóctone espanhola (a tempranillo, uva mais emblemática do País) e duas castas francesas (a Syrah, mais usada no sul, e a merlot, bem típica no sudoeste da França), para um resultado surpreendentemente saboroso.
Notas de degustação
Fresco e exuberante, com um ataque aromático terroso que gradativamente evolui para fruta silvestre com notas doces, tipo groselha e framboesa, e umas notas de pimenta negra e alcaçuz. Tem uma ótima acidez e taninos muito polidos e redondos que tornam o vinho perfeitamente equilibrado e muito agradável ao palato.
Harmonização
Carne vermelhas em molhos leves, porco, aves grelhadas, ensopados de frutos do mar. Sugestão: polvo a moda espanhola (ou costeleta de porco em molho agridoce).
Mais informações
Região: Castilla-La Mancha
Produtor: Bodegas Isidro Milagro
Casta: Tempranillo (80%), Merlot (15%), Syrah (5%)
Tipo: tinto
Safra: 2014
Temperatura de serviço: 14 a 16°C
Amadurecimento: em cubas de inox, para manter o frescor da fruta
Prêmios: Bronze Medal – Decanter World Wine Awards 2014
Guarda: 4 anos
A Bodega Isidro Milagro está no top 10 das vinícolas da Espanha, posição alcançada depois de 12 anos de experiência dentro do setor do vinho.
No entanto, a história do grupo familiar remonta ha três gerações, com raízes profundas no setor empresarial de frutas e azeites.
Ainda não é sócio?

Comentários
Todos os meses vira o vinho branco ou foi somente este mês?
Olá Laura. vamos experimentar mais vezes com certeza, pois tivemos um retorno muito positivo dos sócios do clube!
Abraços da equipe 🙂
Bom dia e que bom que vcs se renderam aos brancos. Apesar da preferência estatística indicar que o mercada brasileiro prefere o tinto, nosso clima pede algo mais fresco. Espero que no futuro os espumantes tb entrem nessa seleção. Uma dica: na de dezembro com a proximidade das festas.
Abraços