
França, o país berço do vinho

Quando falamos em vinho, é impossível não associarmos de imediato a bebida ao país. O povo francês tem o vinho no DNA. O país é um dos maiores produtores e um dos maiores consumidores da bebida no mundo. Segundo números oficiais, foram mais de 6 milhões toneladas de litros produzidos em 2011, e o país disputa com os Estados Unidos o consumo per capita da bebida. O ato de beber vinho na França é uma prática cotidiana, na verdade, lá o vinho é considerado alimento, tanto cultural como oficialmente – está regulamentado em lei.
As vinícolas francesas são conhecidas em todo o planeta, e seus vinhos são alguns dos mais famosos e valorizados do mercado. O país tem mais de 15 grandes regiões produtoras. A quantidade de vinhos é imensa, as diferenças de sabores e aromas são enormes, o clima diversificado em todo o país garante o estilo único de cada vinho, e suas qualidades são inegáveis.
O cultivo de vinhas e produção de vinhos na França é altamente controlado. A legislação referente à vitivinicultura é rigorosa, e garante a qualidade da bebida no país.
História
A história do vinho na França é tão antiga quanto a história do vinho no velho mundo como um todo. Do Império Romano (e antes) até a Idade Média (com os monges e as ordens clericais), o costume de fabricar e beber vinho permaneceu sendo parte da vida do povo francês.

A história do vinho na França é tão antiga quanto a história do vinho no velho mundo como um todo.
Nos últimos dois séculos, muitas crises assolaram a vitivinicultura na França, sejam naturais, como a praga da filoxera, sejam causadas pelo homem, como as duas grandes guerras. Apesar desses contratempos, o país se saiu bem em todas às vezes e usou isso para melhorar sua produção.
Atualmente, a forte tradição, a cultura enraizada no povo e as novas maneiras de tratar o vinho em todo o processo de sua produção garantem o lugar de destaque à França no mercado mundial.
Na França, existem mais cerca de 300 AOC’s distribuídas em 10 regiões principais, representando 29% da produção de vinhos no país.
Regiões Vinícolas
São muitas as regiões produtoras de vinhos na França, afinal, é o país do vinho por excelência. A maioria são pequenas e inexpressivas no mercado internacional, com produção servindo apenas para a produção nacional. Outras poucas, porém, garantem o prestígio e elegância do melhor vinho francês.

Principais regiões vinícolas francesas.
Vale destacar que o terroir e uvas específicas e tradicionais da região, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Carmenere, Malbec, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Riesling são os responsáveis pelo caráter único dos vinhos da França.
A complexidade e diversidade da vitivinicultura francesa são grandes demais para serem conhecidas em apenas um texto. Por isso, este será apenas o início de uma série que deixará você por dentro das peculiaridades das principais regiões vinícolas da França.

Deixe um Comentário