
Harmonização de vinhos e comidas tradicionais das festas

Com as festas de fim de ano chegando, há um número cada vez maior de pessoas procurando por informações sobre harmonização de vinhos voltada para o natal e para o ano novo.
Portanto, vamos dar algumas dicas para festas, para que você possa harmonizar vinhos e espumantes de modo adequado, combinando tudo com os mais variados pratos que costumam ser servidos durante este tipo de ocasião.
E no Brasil, onde estas festas ocorrem com clima mais quente, já que estamos no alto verão, é importante saber qual espumante e qual vinho usar na hora de fazer as harmonizações de modo correto e sem crise.
Os espumantes
As festas de fim de ano são sempre associadas com os espumantes, mas a verdade é que eles não são os únicos vinhos que podem ser usados na hora de fazer a harmonização com os pratos servidos.
Espumantes não são os únicos vinhos que podem ser usados nas festas de fim de ano.
Uma boa opção serão os frisantes, como uma Lambrusco branco, que tem aromas de frutas frescas, sendo mais leve e bem adocicado, apresentando boas chances de ser bem aceito pelos convidados.
Queijos
Na hora de harmonizar vinhos com queijos, é importante ter em mente que o sabor do queijo jamais poderá se sobrepor ao sabor do vinho, e vice-versa, portanto, procure adequar a escolha de seguindo este preceito básico.
Normalmente, nos pratos de fim de ano, vemos queijos como o provolone ou o parmesão, que combinam com vinhos Barbaresco, Taurasi e Cannonau, por exemplo.
Carne
Para quem vai degustar uma boa carne vermelha, é importante saber se esta carne será grelhada ou se será preparada de outra forma.
Para um churrasco, o ideal será optar por um bom vinho Merlot, Carmenère ou Malbec.
Já para uma bela picanha, que sempre faz sucesso nas festas de fim de ano, o ideal é optar pelo vinho Cabernet Sauvignon. Sendo que para carne de cordeiro, por exemplo, a opção deverá ser pela Syrah ou pela Tannat.
Merlot, Carmenerè e Malbec são ótimas vinhas para churrasco!

Deixe um Comentário