
Harmonizando | Receitas para a Seleção de Abril 2013

O Chile é novamente o tema no Vinitude Clube dos Vinhos. Só que dessa vez, revisitado com um toque de modernidade. Selecionamos para os sócios dois vinhos da inovadora Vinícola La Ronciere.
Para saborear, indicamos dois pratos que combinam com cada um dos vinhos e, claro, trouxemos as receitas pra você.
Bom Apetite!
Linguiça Assada com Batatas
Para harmonizar: Mousai Cabernet Sauvignon 2011
INGREDIENTES
– 800g de linguiça toscana
– 500g de batata bolinha
– 2 cebolas medias
– 5 tomates maduros e firmes
– 2 pimentões (um verde e um amarelo)
– 1/2 xícara (chá) de azeitona preta
– 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
– 1 xícara de Azeite
– Sal e pimenta a gosto
– Manjericão fresco
MODO DE PREPARO
Lave bem as batatas bolinhas, cozinhe-as em água e sal por aproximadamente 5 minutos. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo e frite a linguiça até dourar. Unte um refratário com óleo e disponha a lingüiça e as batatas cortadas ao meio. Corte as cebolas em pedaços médios e os pimentões em rodelas, e coloque-os na mesma forma. Regue com o vinagre balsâmico e azeite e tempere com sal e pimenta (de preferência moídos na hora). Leve ao forno 190˚C por aproximadamente 30 minutos, pincelando a gordura que escorreu sobre a lingüiça, as batatas e cebolas na metade do tempo. Tire as sementes dos tomates e corte em pedaços médios, coloque na forma, pincele com a gordura e cheque o tempero. Acrescente também as azeitonas. Leve para assar por mais 10 minutos ou até os tomates murcharem ligeiramente. Retire do forno e acrescente manjericão fresco a gosto.
Risoto de Pato
Para harmonizar: Cantoalba Pinot Noir 2011
INGREDIENTES
– 400g de arroz arbóreo
– 2 filés de peito de pato
– 1/2 cebola média picada
– 300g de bacon em cubinhos
– 2 de xícaras de vinho branco
– 200 g de queijo grana padano ralado
– 1,2 l de caldo de frango
– 100 ml de suco de laranja
– Pimenta do reino a gosto
– 1 molho de cebolinha picada
MODO DE PREPARO
Coloque para marinar o pato (coberto com filme ou dentro de um pote grande ou saco plástico) junto com ½ xícara de vinho branco, suco de laranja, sal, alho amassado e pimenta do reino preta. Misture bem para que os temperos fiquem bem distribuídos em todos os pedaços do pato. Reserve na geladeira, por pelo menos 1 hora. No dia seguinte, refogue o pato com um pouco de azeite e acrescente água. Deixe cozinhar por uns 20 min aproximadamente, ou até que esteja completamente cozido. Deixe esfriar e desfie todo o pato. Reserve. Refogue o paio com azeite numa panela grande (onde será feita toda a receita) em fogo médio, até ficarem dourados. Acrescente a cebola e refogue por mais uns 2 minutos. Acrescente os pedaços de pato com todos os temperos. Refogue o pato em fogo médio-alto até ele ficar com uma cor bem dourada. Acrescente o arroz (sem lavar) e frite por uns dois minutos. Acrescente então o resto vinho branco e deixe evaporar. Acrescente o caldo de frango fervendo até ficar uns 3 dedos acima do nível do arroz com o pato e acerte o sal. Coloque uma concha de caldo por vez. Só coloque mais caldo quando o arroz começar a secar. Continue nesse processo de colocar o caldo aos poucos (sem parar de mexer) até que o arroz esteja quase ao dente e cremoso. Acrescente o queijo grana, incorporando-os aos poucos ao risoto. Acerte o sal, se necessário, e acrescente a pimenta do reino branca e a cebolinha picada.
Saiba mais sobre esta seleção de vinhos

Veja outros itens relacionados
-
-
Harmonizando | Receitas para a Seleção Fevereiro 2016
-
Montepulciano: relevo e clima ideais
-
Viñas Don Martín
-
Trás-os-Montes e Alto Douro: um paraíso vinícola em Portugal
-
Entrevista | Tradição e Amor aos vinhos
-
Austrália: o vinho do outro lado do mundo
-
Manchuela, produzindo vinhos para o mundo
-
Como se faz o vinho de sobremesa? Conheça aqui as técnicas mais usadas no mundo
-
Entrevista | La Ronciere: o desafio do vinho perfeito
-
Região do Dão – Portugal
-
Um passeio pelo Vale do Colchágua
Deixe um Comentário