
Junho 2013

Com a chegada do frio e do Dia dos Namorados, o Clube dos Vinhos traz em sua seleção de Junho dois vinhos tintos da mágica e romântica Itália.
Territórios ricos de história, arte e literatura, povoando as fantasias não só dos enamorados desde sempre, a Toscana e a Sicilia são duas das principais regiões vinícolas do país, mantendo nos dias de hoje a mistura de sua tradição milenar com a tecnologia moderna, em busca do enriquecimento de uma grandeza que já está marcada na alma da humanidade.
A d’Alessandro Azienda Agrícola nos traz da Sicilia o seu Nero d’Avola 2010, elaborado exclusivamente a partir da variedade Nero d’Avola. Essa região desponta no mundo dos vinhos, resultado do empenho na elaboração de vinhos de caráter marcante, a partir de variedade de uvas típicas da região. Da Toscana, trazemos o Leone Rosso 2009, da premiada Castello Sonnino, que já recebeu altas pontuações do mais respeitado guia de vinhos da Itália, Gambero Rosso.
Um brinde em alto estilo neste mês dos namorados!
CONHEÇA MAIS SOBRE OS VINHOS:
Maciez e Intensidade
O Leone Rosso é um corte das uvas Syrah, Sangiovese, Canaiolo e Ancellota que resulta em um vinho maduro e intenso, com aromas que lembram frutas vermelhas maduras e uma coloração rubi profunda. Na boca apresenta acidez agradável, com taninos marcantes e de qualidade, e um final expressivo e prolongado.
Vinificação
Colheita manual na primeira quinzena de Outubro, seguida por maceração tradicional durante quinze dias. Maturação em tanques de aço inoxidável e concreto, durante três meses, mais três meses em garrafa.
Harmonização
Carnes vermelhas como a fraldinha, a maminha e o filé mignon, massas com molho de carne, embutidos e queijos tipo gouda, emental ou parmesão.
Sugestão Vinitude: Conchiglione recheado com ragú alla bolognese
Confira a receita aqui
Mais informações:
• Região: Toscana
• Produtor: Castello Sonnino
• Casta: 60% Syrah, 20% Sangiovese, 10% Canaiolo e 10% Ancellota
• Safra: 2009
• Teor Alcoólico: 13° vol.
• Temperatura de serviço: 16°C

Força e Complexidade
O Nero d’Avola é um tinto poderoso, mas equilibrado, com um paladar igualmente suave e complexo, numa amostra do que de melhor a Sicilia tem a oferecer. A coloração é de um rubi profundo, e no nariz apresenta uma vasta paleta de aromas.
Vinificação
Colheita manual realizada em finais de Setembro, da qual a uva passa para uma fermentação tradicional, em contato com a casca. A maceração dura três meses em tanques de cimento, seguida de uma maturação de quatro meses em garrafa antes de ser lançado ao mercado.
Harmonização
Carnes grelhadas, carnes de caça, bifes condimentados, carne de porco e cogumelos. Também pode fazer companhia a peixes de couro, assados ou em caldeirada.
Sugestão Vinitude: Filé de porco com cogumelos
Confira a receita aqui
Mais informações:
• Região: Sicilia
• Produtor: D’Alessandro Azienda Agrícola
• Casta: 100% Nero d’Avola
• Safra: 2010
• Teor Alcoólico: 13° vol.
• Temperatura de serviço: 16°-18°C

Cuidadosamente cultivadas de acordo com as regras de controle de qualidade italianas, as vinhas ao redor da propriedade dispõem de um solo argiloso, típico dos Apeninos Toscanos, que permite a retenção das chuvas e um amadurecimento equilibrado a cada variedade. Castas francesas, adicionadas ao cultivo para o enriquecimento da produção, são plantadas em pontos específicos, onde os micro climas favorecem o melhor aproveitamento para cada tipo de uva.
A D’Alessandro Azienda Agrícola foi fundada no ano de 2006, com o intuito de reinterpretar a tradição em vinhos siciliana com toques modernos e sustentáveis: seus cerca de 800m² de painéis solares a transformam em uma das poucas de seu tipo a explorar energias alternativas na região.
A adega, que possui cerca de 2.100m², foi elaborada por um estúdio de arquitetura romano, inspirando no antigo estilo rural da região da Sicilia. A propriedade, situada a poucos quilômetros de patrimônios da humanidade, segundo a Unesco, tais como a cidade de Agrigento e do Vale dos Templos, está cercada de 2,5 hectares de terreno, boa parte deste respondendo por área de vinhas cultivadas.

Deixe um Comentário