
Junho 2015

Já estamos no meio do ano, e nesse mês de junho o Vinitude Clube dos Vinhos traz mais uma surpresa para compor a coleção. Nossa equipe de especialistas foi até Langhorne Creek, na Austrália, descobrir bebidas esplendorosas, que irão lhe proporcionar uma degustação agradável.
Utilizando três tipos de uva, Cabernet Sauvignon, Merlot e Shiraz, os vinhos da vinícola Bremerton conquistam seu espaço no paladar exigente de apreciadores do mundo todo. Os dois vinhos de nossa seleção desse mês são da mesma produtora. As bebidas chamam atenção por seu frescor, singularidade e intensidade.
Os vinhos Bremerton Matilda Cabernet/Merlot e Bremerton Matilda Cabernet/Shiraz, ambos de safra 2011, representam muito bem as vinhas australianas, que se destacam com solos muito bem drenados e ricos em compostos minerais. São beldades da Bremerton Winery, empresa centenária proprietária de vinhas antigas numa das mais prestigiadas áreas produtoras do mundo.

Intenso e vivaz
Sua cor é um vermelho granada intenso. Os aromas são muito presentes e exibem frutas negras em compota como ameixas e amoras, delicadamente adocicados. Na boca, é muito equilibrado e macio, com agradável acidez. Um vinho gostoso e bem elaborado, tem vocação gastronômica mas será muito apreciado também sem comida.
Vinificação
Produzido a partir de três tipos de uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot e Shiraz. A fermentação é feita em tanques de inox abertos para permitir uma maior oxigenação do mosto e assim, maior extração de cor e sabor. O vinho passa 10 meses em barricas americanas antes do blend final.
Harmonização
Esse Matilda acompanha bem carnes vermelhas grelhadas, risotos de carnes e queijos maturados. Sugestão Vinitude: Risoto de carne. Confira a receita aqui
Mais informações
Região: Langhorne Creek
Produtor: Bremerton Winery
Tipo: Tinto
Safra: 2011
Volume: 750 ml
Teor alcoólico: 13,5%
Temperatura de serviço: 15ºC

Nuance e Leveza
A Coloração é vermelho rubi com reflexos alaranjados, muita fruta madura como ameixas, toques de licor de cassis e nuances apimentadas. Na boca, o sabor é vibrante , sua acidez é marcante. É sedoso e persistente, bastante equilibrado e com taninos de grande qualidade e muito fácil de beber.
Vinificação
Também produzido a partir das mesmas três uvas – Cabernet Sauvignon, Shiraz e Merlot, mas com composição diferente. A fermentação é realizada em tanques de inox abertos, a fim de permitir uma maior oxigenação do mosto e assegurar maior extração de cor e sabor. O vinho passa 10 meses por barricas americanas antes do blend final.
Harmonização
Cai bem com risotos, receitas com carnes vermelhas grelhadas e receitas com queijos maturados. Sugestão Vinitude: Costelinha com molho barbecue e batatas douradas. Confira a receita aqui
Mais informações
Região: Langhorne Creek
Produtor: Bremerton Winery
Tipo: Tinto
Casta: 48% Cabernet Sauvignon, 35% Shiraz e 17% Merlot
Volume: 750 ml
Teor alcoólico: 13,5%
Temperatura de serviço: 15ºC
A família Wilson e a Bremerton Winery
Quando a família Wilson se instalou em Langhorne Creek, em 1866, se dedicaram a produzir uvas, que eram vendidas para produtores de vinhos locais. O negócio durou até 1998, quando a família resolveu montar uma vinícola, passando a produzir e engarrafar o próprio vinho.
Foi assim que Nasceu a Bremerton Winery, empresa centenária proprietária de vinhas clássicas e tradicionais, numa das mais prestigiadas áreas produtoras do mundo. A localização de Langhorne Creek é privilegiada, sendo a única assentada sobre o solo rico da planície do rio Bremer.
Quem lidera a empresa são as irmãs Rebeca Wilson, que é a enóloga, e Lucy, a gerente de marketing. Juntas, elas criam e promovem as beldades da Bremerton. A empresa aposta em vinhas próprias, com uma estrutura moderníssima, que aposta nos carvalhos norte-americanos e franceses para o amadurecimento dos vinhos.
A região de Langhorne Creek
Langhorne Creek tem o solo rico em compostos minerais. O clima da região é excelente para o amadurecimento das uvas. Na estação do inverno, as vinhas são drenadas naturalmente pelo rio Bremer, que corta a região e fornece um precioso suplemento de água para as vinhas. Isso beneficia as plantas durante todo o seco e quente verão da Austrália.

Deixe um Comentário