
Junho 2016

Espanholas desde a raiz
Tempranillo e Monastrell. Duas castas espanholas que fazem história no mundo do vinho e sucesso nos paladares mundo afora. Uma é bastante caseira, não sai da Espanha… Ah, Tempranillo, da raiz ao sotaque carrega a bandeira do país e não nega. Já a Monastrell ganhou mais força na Espanha depois que a filoxera devastou os vinhedos da França, onde até hoje ela é conhecida como Mourvèdre. À época, a cepa era cultivada nos dois países, mas ganhou mais reconhecimento nos rótulos franceses, especialmente quando tornaram-se famosos os cortes GSM, feitos com Grenache, Syrah e Mourvèdre.
Hoje, dona de aproximadamente 80% dos vinhedos cultivados em Jumilla, a Monastrell dominou também a seleção deste mês.
Por muito tempo a Monastrell foi conhecida por originar vinhos escuros, encorpados, tânicos. A uva de bagos pequenos, concentrados e casca dura já é propícia para originar vinhos assim, amadurecida no solo quente e seco de Jumilla então… Mas este vinho nos surpreende desde o princípio e encanta enquanto exibe suas nuances. “Sabe aqueles vinhos agradáveis, fáceis de beber? Ele é um vinho sem enigmas, sincero, que chega pra um momento e fica até o final dele”, disse um dos nossos sommeliers ao degustá-lo.
Notas de degustação
Um vermelho granada límpido, vibrante e vivo nos fez exclamar a beleza da cor. Exibe muitas frutas nos primeiros aromas, mas conforme evolui em taça mostra mineralidade, um toque de cinzas e algo lácteo, como iogurte. O paladar é forrado por cerejas assim que recebe o vinho. De belíssima acidez, equilibra-se em taninos presentes, mas muito educados. Pede por comida.
Harmonização
Maminha assada ou Fettuccine Alfredo
Mais informações
País: Espanha
Região: Jumilla
Produtor: Bodegas Bleda
Tipo: Tinto
Safra: 2014
Casta: Monastrell
Teor alcoólico: 14,5%
Temperatura de serviço: 16 ºC
Guarda: 5 anos
Ao falar de Espanha é impossível não pensar em Tempranillo. Neste vinho, ela vem compor um corte ocupando 50% de sua composição, os outros 50% ficam com a Monastrell. O interessante de degustar o anterior e este lado a lado é notar as diferenças entre um varietal e um corte. Com a cor mais fechada, mais corpo e mais tanino, a Tempranillo deixa sua marca em detalhes pra lá de agradáveis. Um vinho pro almoço de domingo? Certamente este fará bonito. Vai receber os amigos no fim de semana? Ele não passará sem um comentário. Chegou em casa e quer um vinho pra relaxar? Ele será uma boa companhia.
Notas de degustação
Que bonito granada se apresenta à taça. No nariz, chega a ser perfumado de tantas flores, frutas frescas e calda de cereja. Desfila um bom corpo médio pela boca deixando notar os taninos que aos poucos vão grudando nas bochechas como se fossem veludo tamanha é a maciez. De acidez contida, o final persiste em frutas vermelhas e tanino que sugerem boas harmonizações.
Harmonização
Risoto com ragu de carne ou lasanha de berinjela.
Mais informações
País: Espanha
Região: Jumilla
Produtor: Bodegas Bleda
Tipo: Tinto
Safra: 2014
Castas: Monastrell e Tempranillo
Teor alcoólico: 14,5%
Temperatura de serviço: 16 ºC
Guarda: 7 anos
Ainda não é sócio?

Deixe um Comentário