
La dolce vita toscana

Toscana, no centro da Itália, teve uma história tão acidentada quanto seu terreno – composto mais de 90% por relevos. Porém, nem as intermináveis disputas entre franceses, austríacos, italianos, igreja e oligarquias foram capazes de abalar a rica e bucólica produção de vinhos local. Tal atividade, iniciada ainda na Idade Média, tornou mundialmente conhecida a região de 3,7 milhões de habitantes e 23 mil quilômetros quadrados, cuja capital é Florença.
O nome da região é uma referência aos etruscos, seus primeiros habitantes. Os romanos os chamavam de tusci e aplicaram a nomenclatura ao local.
A geografia acidentada torna a Toscana ideal para o cultivo de uvas. As encostas em pontos relativamente altos proporcionam às frutas o amadurecimento perfeito, uma vez que as expõem à luz do sol pelo tempo certo. A elevada variação da temperatura durante o dia, típica das regiões altas, e o rigoroso inverno mediterrâneo também contribuem para a maturação.

Em Moltalcino, na Toscana, a uva Sangiovese é chamada de Brunello.
A uva Sangiovese é a base da produção de vinhos tintos da Toscana. O vinho Brunello di Montalcino foi desenvolvido exclusivamente a partir desta variedade (Brunello é o nome pelo qual a uva é conhecida na comuna toscana de Montalcino). A bebida é classificada com a Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG), controle de qualidade italiano criado em 1963 que atesta a autenticidade do produto. Ao passo que o Brunello di Montalcino é o vinho com mais status na região, os mais populares são o Chianti e o Chianti Classico. Também são muito famosos os Super Toscanos, vinhos caros e de qualidade sem a classificação DOCG, uma vez que as uvas são misturadas com variedades importadas.
A uva tinta Sangiovese se divide em dois tipos na Toscana: a Sangiovese Piccolo, usada em boa parte da região, e a Sangiovese Grosso, dentre as quais está a Brunello.
Com uma produção vinícola tão desenvolvida, não é de se espantar que a Toscana tenha uma vida cultural movimentada. Nesse mês de maio, nos dias 17 e 18, o IV Wine Town transformou Florença na capital mundial do vinho. São espetáculos de música e dança e, claro, degustações de vinho em palácios históricos da cidade. Mais informações podem ser obtidas em www.winetown.it.

A região da Toscana é agitada por eventos culturais. O Wine Town, movimentou Florença nesse mês de maio.
Ainda no mês de maio, ocorre a Mostra de Chianti em Montespertoli. Entre os dias 25/5 e 2/6 os amantes do vinho Chanti são brindados com degustações, mostras, músicas e desfiles da região de Montespertoli, a cerca de 30 km de Florença.
Para os que se interessarem em conferir esses eventos da primavera Toscana, há ótimas opções de hotéis rurais, longe dos grandes centros turísticos. Apesar de estarem em meio aos vinhedos, reúnem todas as mordomias modernas, como acomodações confortáveis e até SPAs do vinho. Alguns exemplos são o Rocca de Castagnolli, em Gaiole de Chanti, o Poggio Alla Salla, em Montepulciano, e o Fattoria Del Colle, em Trequanda. Vale também a indicação do clássico café do Antico Caffé Poliziano, localizado em Montepulciano desde 1868!
Toscana é um destino imperdível para apreciadores de um bom vinho, e tem como brinde – e que brinde – uma cultura e história riquíssimos. Ótima opção para quem deseja aproveitar a dolce vita da primavera italiana.
Encontre VINHOS DA TOSCANA em nossa loja
Veja outros itens relacionados
-
-
High Vines Pinot Noir 2009
-
Malbec World Day
-
Como avaliar a qualidade de um vinho?
-
Como aprender a identificar aromas no meu vinho?
-
Resenha do livro “Vinho & Guerra”
-
A Cabernet Franc ainda dita lei
-
Uva País: o que há de mais chileno no Chile
-
Chatons du Cèdre 2009
-
Receitas do Chef Pier Paolo Picchi para a Seleção de Junho
-
Serbal Malbec 2011
-
Sophenia Cabernet Sauvignon Reserve 2010
Deixe um Comentário