
Legítimo Terroir Brasileiro

Levando adiante o legado de cinco gerações de produtores de vinho no Brasil, a família Carraro fundou a Lídio Carraro Vinícola Boutique – que empresta o nome do patriarca da família –, no ano de 1998, em vinhedos que se localizam em duas das mais privilegiadas regiões do Rio Grande do Sul: em Encruzilhada do Sul e no Vale dos Vinhedos.

Família Carraro – Unidos, gerenciam a vinícola desde a plantação até a comercialização.
Uma empresa familiar por excelência, a vinícola não apenas conta com seis membros da família Carraro conduzindo os negócios, como tem suas próprias instalações sediadas na mesma propriedade em que a família reside, na cidade de Bento Gonçalves, encantando os visitantes ao recebê-los praticamente dentro da própria casa.
Sempre com um atendimento acolhedor e gentil, um dos membros da família – normalmente Dona Isabel, esposa de Lídio – realiza a recepção das visitas, que se iniciam em plena sala de estar da família, passando para a sala de degustação em anexo e seguindo depois para a vinícola propriamente dita, nos fundos da propriedade.
Quebrando os paradigmas do mercado atual ao se concentrar apenas na produção reduzida e controlada, a Lídio Carraro baseia a sua produção em vinhos de primeira grandeza, produzidos a partir de uma filosofia purista, que visa um mínimo de interferência humana durante o processo de vinificação, respeitando a “vontade” de expressão do terroir de cultivo e de cada espécie de uva em seu resultado final.
Toda a produção é cuidadosamente elaborada, começando pelo solo de plantio, analisado antes do cultivo.

Vinhedos da Lídio Carraro Vinícola Boutique na região da Serra Gaúcha
Integrando conhecimentos técnicos de viticultura e enologia, cada safra da vinícola se traduz com perfeição no conceito de um “vinho puro”: não há passagem por madeira, tampouco é realizado o processo de micro-oxigenação e filtragem, o que favorece a criação de um vinho com teor alcoólico ligeiramente mais elevado, com grande potencial para maturação em garrafa e uma guarda prolongada.
O cultivo de vinhas selecionadas entre as melhores castas europeias traz aos vinhos da Lídio Carraro uma complexidade surpreendente, evidenciando as qualidades de uma produção reduzida que já foi premiada em algumas das principais publicações no mundo dos vinhos.
A Merlot e Cabernet Sauvignon são algumas das estrelas da Lídio Carraro, que também conta com produções da uva Tempranillo, Nebiollo, Terodelgo e Tannat.
Entre muitos reconhecimentos, a Lídio Carraro foi a vinícola escolhida para a elaboração do vinho e do espumante oficiais dos jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, e em 2010, como o vinho da comemoração do aniversário de 30 anos da Stock Car no Brasil.
Consagrando esta história de conquistas, a vinícola recentemente firmou parceria com a FIFA, para a produção da linha trará ao mercado brasileiro e internacional o Vinho Oficial da Copa do Mundo de 2014.
A parceria, que foi anunciada durante a Feira Internacional Prowein, em 24 de março passado, contou com uma degustação que exibiu uma pequena prévia dos rótulos que estão por vir, com o início da Copa das Confederações, e até a abertura dos jogos da Copa do Mundo 2014.
Com o desejo de que nossos sócios do Vinitude Clube dos Vinhos possam conhecer e se surpreender com a qualidade que o vinho brasileiro alcançou e degustar também um pouco da história e inovação que a Lídio Carraro busca representar a cada nova safra que deixa seus vinhedos, fizemos a seleção de Julho com dois rótulos especiais e exclusivos.
Apresentando pela primeira vez dois vinhos brasileiros em nossa seleção, através de uma parceria com a Lidio Carraro, trazemos um dos vinhos que estampará como oficial da FIFA durante a Copa do Mundo 2014, o Coletânea 2011. O outro exemplar da seleção é o Lídio Carro Dádivas Tempranillo Premium, um vinho que ainda não está no mercado e será degustado primeiro pelos sócios do Clube.

Deixe um Comentário