
Lídio Carraro, uma filosofia purista para produção de bons vinhos

Uma vinícola que se inspira num objetivo de primeira classe: criar a identidade e apresentar a excelência da vitivinicultura brasileira, produzindo vinhos de primeira linha, dentro de uma filosofia purista, que promova o resgate da essência e da integridade do território: esta é a Lídio Carraro Vinícola, empresa pioneira no Brasil a implantar uma gestão integrada vitícola e enológica, trazendo ao público vinhos cheios de personalidade.
Conforme comenta Patrícia Carraro, diretora executiva da Lídio Carraro, “nossa missão é elaborar com excelência e paixão vinhos autênticos, condizentes com sua origem, respeitando e resgatando a essência do vinho na prática. Desejamos surpreender positivamente as pessoas e impactá-las através de experiências únicas com os Vinhos Puristas da Lídio Carraro. Ao mesmo tempo nossa aspiração é contribuir com o desenvolvimento da cultura e do consumo de vinhos de alta qualidade, com uma nova visão do vinho brasileiro”.
A Lídio Carraro, fiel ao princípio que impregna a vinícola, faz um trabalho meticuloso, começando desde a escolha da uva, para chegar à excelência, fazendo com que cada detalhe permita dar origem a vinhos particulares, ricos estrutura e equilíbrio.
Lídio Carraro: uma busca constante de qualidade que já rendeu prêmios.
Para falar um pouco mais sobre a filosofia purista, convidamos Patrícia Carraro, diretora executiva da vinícola:
“A filosofia Purista, de mínima intervenção para a máxima expressão natural do vinho, criada pela Lídio Carraro, imprime uma qualidade diferenciada e um estilo próprio em nossos vinhos. Trata-se de um método integrado de gestão vitícola e enológica que prevê o mínimo de interferência e o máximo respeito à expressão natural da uva e do Terroir de origem. O projeto inicia com um meticuloso mapeamento dos vinhedos e gestão técnica por parcelas que permite identificar as potencialidades da uva desde o vinhedo e vinificá-las em separado para obter o melhor resultado enológico de cada partida, dispensando correções e o tradicional uso da madeira”.
Uma das grandes conquistas da Lídio Carraro, que começou suas atividades na década de 1970, é o lançamento da seleção Dádivas Merlot/Cabernet Savignon Premium 2013, uma produção limitadíssima, com apenas 2.500 garrafas numeradas, destinadas aos melhores apreciadores. Para essa seleção, a Lídio Carraro encontrou a uva especial, dentro de uma safra perfeita, conseguindo um vinho intenso, conforme conta Patrícia: “Esta colheita, em especial, nos rendeu vinhos de grande concentração, aliada a uma maturação perfeita das uvas, fazendo do Dádivas Premium um vinho intenso, complexo e com um paladar de ótima estrutura, longa persistência, com a presença de taninos muito maduros, dando uma agradável sensação aveludada e um ótimo potencial de evolução no tempo”.
Os vinhos da Lídio Carraro são os melhores produtos brasileiros do setor,
segundo a Revista Decanter.
A Lídio Carraro, com o Dádivas Premium, mostra que está fazendo jus aos inúmeros prêmios já recebidos, desde quando conseguiu a proeza de ser a primeira vinícola a representar o vinho brasileiro nas prateleiras do DutyFree de aeroportos internacionais, oportunidade que lhe abriu as portas para a exportação.
Depois disso, começou a conseguir a atenção internacional, conquistando as melhores notas já concedidas a vinhos brasileiros (93 pontos ou 18 scores) pela Jancis Robinson, a mulher mais influente do mundo do vinho na atualidade. O reconhecimento ainda foi coroado com a menção de “vinícola preferida do Brasil”, por Steven Spurrier, da Revista Decanter, tendo o seu vinho premiado com 93 pontos.
Mesmo com todo o empenho na exportação, para tornar o vinho brasileiro mais apreciado no exterior, a Lídio Carraro está buscando chegar mais próximo dos consumidores e apreciadores brasileiros de vinho. Para Patrícia Carraro, o mercado nacional é de extrema importância, uma vez que, como ela mesma diz, “Acho que há um grande desconhecimento sobre o vinho brasileiro por parte do público, mas este cenário vem mudando gradativamente, à medida que o consumidor tem contato com a região produtora de vinhos e uma experiência com os próprios produtos desta “nova geração de vitivinicultura brasileira”, muito mais comprometida e focada em qualidade”.
O futuro do vinho brasileiro é promissor, segundo Patrícia Carraro.
Para Patrícia, o futuro mostra ter portas abertas para a produção vinícola nacional: “Acreditamos que, com um trabalho consistente em qualidade e profissionalização do setor, alcançaremos cada vez mais competitividade e a preferência do mercado de forma geral. A Lídio Carraro acredita que cada vez mais as pessoas estão buscando um produto autêntico, de ótima relação custo/benefício, de qualidade diferenciada e no qual ele possa confiar. É isto que elas podem encontrar em produtos de nossa marca”.
Pensando nisso, a Lídio Carraro busca sempre inovar, mantendo a mesma filosofia purista: “Nossa empresa é movida a desafios e com um espírito inovador. Temos diversas pesquisas e desenvolvimento de produtos na área técnica e criação. Alguns com previsão para lançamento a curto e médio prazo, outros para mais adiante”, completa.

Veja outros itens relacionados
-
-
Entrevista | Tradição e Amor aos vinhos
-
Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves
-
Entrevista | Antico Colle: compromisso com a autenticidade
-
Harmonizando | Receitas para a Seleção Setembro 2015
-
Afinamento, o fino do vinho…
-
Entrevista | La Ronciere: o desafio do vinho perfeito
-
Entrevista | Da Califórnia para o mundo: os vinhos Estrada Creek
-
Vinho Reservado, de Reserva e Gran Reserva: afinal, qual é a diferença?
-
Entrevista | Vinhos acompanhados desde a terra até a taça
-
Entrevista | Vega Tolosa, vinhos da Espanha para o mundo
-
Entrevista | Pequena no tamanho e gigante na qualidade
Comentários
Os vinhos de fato são autênticos e diferenciados. No entanto, confesso que fiquei decepcionada com a experiência de degustação no Vale dos Vinhedos. Deixou a desejar considerando o posicionamento dos vinhos e valor dos mesmos.