
Madeira e Vinho: qual a relação?
Durante muito tempo...
os nomes de bosques franceses como Tronçais, Allier e Vosges eram o que definiam a qualidade esperada e o preço de cada tipo de carvalho.
O que são "Tonnelleries"
São as casas especializadas na fabricação de barris de carvalho para a vinicultura.
Fabricação
Algumas etapas da fabricação dos Tonnelleries.
Ao conhecedor sobre vinhos o termo não surpreende, mas todo o leigo entusiasta já se deparou com um profissional utilizando o termo “amadeirado” para se referir às qualidades de um vinho, sem saber que, esta propriedade, se deve ao barril de carvalho onde o vinho repousou antes de chegar à taça de vinho do especialista.
Inicialmente, os barris de madeira foram elaborados apenas como um recipiente para comportar os diferentes tipos de vinho, em substituição às ânforas de cerâmica, mas atualmente são mais um instrumento para agregar riqueza e valor à bebida.
Passado o período de fermentação, onde os açúcares presentes na uva já se converteram em álcool, a bebida descansa em barris de carvalho, por um período que pode variar de um ano até uma década, para depois ser transferida para o envelhecimento em garrafa e, por fim, destinada ao consumidor final.
Ao longo da história, no mundo do vinho, diversas espécies de madeira já foram utilizadas na fabricação de recipientes para a maturação do vinho, mas o carvalho acabou tornando-se o favorito devido ao fato de ser uma das poucas madeiras que não altera o sabor do vinho de maneira desfavorável, pelo contrário: intensifica tanto a cor quanto seu sabor e aroma, e o contato gradual e lento com o oxigênio, que penetra o barril através dos poros da madeira, suaviza os taninos – as substâncias amargas presentes nas uvas -, tornando-os mais agradáveis ao paladar.
Uvas das variedades Cabernet Sauvignon, Syrah e Nebbiolo estão entre as melhores candidatas para estágio em barris de carvalho.
Três espécies de carvalho, dentre as mais de 350 espécies existentes, são utilizadas na fabricação de barris: uma americana e duas européias, da qual se sobressai o carvalho francês. A diferença entre estas se dá no fato de que o carvalho americano é mais poroso e contém um nível menor de taninos, permitindo uma maior oxigenação e resultando em uma bebida mais adocicada e suave; enquanto o carvalho francês possui menor porosidade e resulta num vinho mais encorpado.
Antes mesmo de virar barril, o tratamento recebido pelo carvalho já começa a definir a influência que ele terá sobre o vinho – desde sua proveniência, como já citado, a forma como é cortado, a maneira como é feita a sua secagem e o modo de tosta, a forma como a madeira é queimada para que as tábuas possam ser curvadas, são estágios presentes na fabricação do barril que se diferenciam de país para país, e de região para região, proporcionado vinhos com nuances diferentes conforme a sua origem.
Todos os vinhos são envelhecidos em barril de carvalho?
Não, pelo contrário. Em verdade, diz-se que poucos vinhos são capazes de tirar proveito da madeira para justificarem o alto custo que o carvalho possui, uma vez que se trata de madeira de lei, cujo corte é bastante controlado e a disponibilidade é escassa.
Não há uma definição concreta sobre qual tipo de uva pode receber este tratamento – teoricamente, qualquer safra pode ser elaborada para que possa estagiar em barris de carvalho em uma casa de vinhos– mas se faz presente uma grande maioria da variedade para a produção de vinhos tintos e uma pequena quantidade da variedade branca, uma vez que o carvalho pode interferir também na cor da bebida.
Por fator invariável em toda a equação, têm-se apenas que as propriedades que o carvalho é capaz de transmitir aos melhores vinhos são cobiçadas, ao ponto da elaboração de técnicas alternativas para a obtenção de características parecidas, tais como a inserção de lascas da madeira, ou da sua serragem, e mesmo pranchas de carvalho mergulhadas na bebida durante as fases de fermentação e maturação.
Embora tais práticas não sejam completamente condenáveis por parte dos especialistas, é inegável que não favorecem o produto final em uma taça de vinhos da mesma forma que o verdadeiro barril de carvalho o faria.

Comentários
Quero saber onde posso adquirir um tonel para armazenar vinho