
Mendoza, um destino vinícola especial

região vitivinícola mais apreciada e famosa da América Latina. Clima e solo privilegiados, vinícolas e produtoras de qualidade e enólogos de primeira linha fazem dessa região uma das maiores produtoras de vinho no mundo.
Além das ótimas bebidas que ela fornece ao mercado internacional, Mendoza também oferece uma infinidade de atrações que impulsionam ainda mais o negócio vinícola na Argentina, sendo essa a principal atividade econômica da região. Vinho e turismo se encontram nesse lugar de puro encanto, brindando o seu visitante com lindas paisagens, alta gastronomia e muita arte e cultura.
São três as principais regiões do roteiro vinícola de Mendoza: Luján de Cuyo, Maipu e Valle de Uco. As suas vinícolas, chamadas localmente de bodegas, estão distribuídas aos pés da Cordilheira dos Andes, e proporcionam ao apreciador de vinho que as visita experiências que permanecerão na memória por muito tempo.
De Mendoza saem cerca de 80% dos vinhos produzidos na Argentina.
A produção argentina começou a chamar a atenção do mercado internacional na década de 1990. Em seguida, aproveitando as qualidades geográficas e as belezas naturais da região de Mendoza, especialmente, foi desenvolvida uma política de turismo baseada na vitivinicultura. Nos anos 2000, o enoturismo se estabeleceu de fato em Mendoza, e hoje conta com investimentos e organização a nível mundial, que se traduz em um número cada vez mais crescente de visitantes.
A melhor época para visitar Mendoza certamente é durante o período de vinificação, que abarca todo o período entre o plantio até a colheita, regularmente feito de outubro a abril. É nesse período que ocorre as atividades principais das vinícolas ao ar livre; elas aproveitam a primavera e o outono sempre brandos e frescos (temperatura média de 22ºC) para oferecer atrações diversas aos visitantes.
O clima agradável, com poucas chuvas e uma média de 300 dias de sol no ano, e as belas paisagens são alguns dos atrativos naturais de Mendoza.
As bodegas organizam programações especiais para seus visitantes. Há muitas opções disponíveis: passeios pelos vinhedos, jantares e almoços com degustação de vinhos, hotéis temáticos, festividades relacionadas ao vinho, etc. A maioria dessas visitas são agendadas previamente, portanto, é necessário que se tenha uma organização para desfrutar de tudo o que a região oferece. Empresas de turismo e viagens podem fazer isso por você, mas as visitas podem ser agendadas individualmente também.
Muitas bodegas podem ser visitadas de taxi, de carro alugado ou até mesmo de ônibus, pois existe um serviço chamado Bus Vitivinícola, que leva visitantes para diversas bodegas em um mesmo dia. Entre as bodegas principais estão a Norton, Sin Fin, Trapiche, Vistandes, Gimenez Riili, Salentein e Ruca Malén, que ficam perto uma das outras, permitindo uma boa lógica de visitação.
Os principais vinhos mendocino são os malbecs. A casta malbec, apesar de francesa, encontrou em Mendoza um terroir perfeito para expressar suas melhores características. Muitos malbecs de Mendoza já foram premiado como sendo os melhores do mundo. Uma atração e tanta para os enoturistas!

Deixe um Comentário