
Novembro 2014

Para o mês de novembro, nossa equipe de especialistas foi buscar dois excelentes vinhos em um terra cheia de história e tradição: Portugal. São tintos produzidos com algumas das principais uvas nativas do país dos grandes navegadores e poetas.
O São Lourenço 2011 e o Castello D’Alba 2013 são vinhos que representam o sabor da terroir português. O primeiro é produzido com uvas cultivadas na região da Bairrada e o segundo, na região do Douro – lugares reconhecidos como originários de grandes vinhos portugueses. Ambos são elaborados por vinícolas que estabelecem como meta a produção artesanal, mesmo que os seus vinhos se destinem ao mercado internacional.
Apesar da utilização de técnicas e castas diferentes na elaboração dos rótulos, é possível dizer que maciez e suavidade são as marcas das duas estrelas da seleção deste mês. Aliás, são vinhos que mostram não apenas a versatilidades das uvas portuguesas como também uma nova cara para a produção vinícola do país.
Temos certeza que você irá se deliciar com as escolhas dos nossos especialistas. Um brinde!

Harmonia e maciez
De coloração rubi fechada e profunda. Aroma pronunciado com notas de frutas vermelhas maduras. Na boca é bem estruturado e harmonioso. Seus taninos são macios e seu final tem uma saborosa persistência.
Vinificação
Elaborado com uvas cultivadas em solos argilo-calcários, nas encostas suaves da região da Bairrda, sob clima de influência marítima do Atlântico e temperado pela Serra do Buçaco. O vinho tem longevidade de até 8 anos após a data de colheita.
Harmonização
Vai muito bem com petisco e carnes em geral.
Sugestão Vinitude: Bife de chorizo com manteiga de ervasConfira a receita aqui
Mais informações
Região: Bairrada
Produtor: Idealdrinks
Casta: Touriga Nacional, Merlot, Syrah
Safra: 2011
Teor Alcoolico: 13,5° vol.
Temperatura de serviço: 18°-19°C

Elegância e delicadeza
Produzido com uvas nativas de Portugal, este tinto tem uma complexidade aromática particular, apresentando notas frutos vermelhos (amoras) e toques de especiarias. Na boca é delicado, com taninos finos e acidez equilibrada.
Vinificação
Elaborado com uvas cultivadas na região do Douro Superior, cuja maturação se deu por completo, originando vinhos com menos álcool e mais elegantes. Fermentado em cubas de aço inox de pequena capacidade a temperatura de 24ºC. Tem um estágio em barricas de carvalho americano e francês durante 3 meses. Passa por maceração suave e está pronto para degustação assim que engarrafado.
Harmonização
Acompanha bem cozinha tradicional em geral, mediterrânica e oriental.
Sugestão Vinitude: RatatuilleConfira a receita aqui
Mais informações
Região: Douro
Produtor: Rui Roboredo Madeira
Casta: Tinta Barroca, Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional
Safra: 2013
Teor Alcoolico: 13° vol.
Temperatura de serviço: 16°-18°C
O vinho São Lourenço 2011 é um dos bons rótulos da Idealdrinks, empreendimento que tem atuação diversificada e que combina bem a modernidade da produção contemporânea com a tradição da cultura vinícola em Portugal. O vinho é produzido em uma propriedade localizada no coração da região da Bairrada e foi adquirida pela vinícola em 2009 – são mais de 50 hectares espalhados pelas colinas típicas do lugar. A vinha da propriedade foi totalmente remodelada e replantada com uvas autóctones e estrangeiras, que além dos tintos, resulta ainda, brancos, rosés e espumantes.
O Castello D’Alba é uma da principais linhas de vinho do enólogo Rui Roboredo Madeira, cujo empreendimento tem se mostrado cada vez mais competitivo e interessado em apresentar o sabor nativo dos seus vinhos ao mundo. Seus vinhos tem um estilo próprio pois são elaborados com as castas de origem portuguesa, e de maneira passional – Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca, entre outras, são sempre as variedades principais das suas bebidas. A vinícola tem propriedades em regiões diferentes de produção vinícola, mas a principal delas é o Douro, onde se cultiva as melhores vinhas e se produz os melhores vinho do país.

Deixe um Comentário