
Novembro 2015

Nossos vinhos de novembro te levam à Península Ibérica, pela Região Demarcada do Dão, uma das primeiras de Portugal, e indo até a região de Castilla – La Mancha no interior espanhol, revelando os sabores e aromas das produções mais bem elaboradas do mundo vinícola. Sua experiência será intensa!
Portugal e Espanha já são tradicionais conhecidos dos apreciadores do bom vinho, dedicando-se à exploração das vinícolas com o carinho extremado para produzir alguns dos melhores vinhos de todo o mundo. Vamos conhecer, então, duas produções que poderão nos mostrar essas qualidades.

Perfeitamente equilibrado
O Prunus Dão Tinto é desenvolvido exatamente para expressar a histórica região de Portugal, mantendo uma relação estreita com a qualidade. O Prunus vêm de videiras com idades entre 30 e 50 anos, cultivadas em solos graníticos e argilosos, sendo as uvas colhidas na última semana de setembro. Com leve toque de madeira e um equilíbrio perfeito, o vinho Prunus possui aromas de frutas vermelhas e notas de especiarias.
Vinificação
O mosto é fermentado em tonéis de aço inoxidável durante 12 dias, depois do primeiro dia da maceração a frio. Depois da fermentação, o vinho é transferido para toneis de carvalho franceses e portugueses, amadurecendo por 6 meses antes do engarrafamento.
Harmonização
Pelo seu paladar rico e cheio, com toques de cereja, baunilha e chocolate, vindos dos toneis de carvalho, o Prunus harmoniza com carnes vermelhas e carnes de caça, fazendo também a companhia ideal para massas e sopas.
Sugestão Vinitude: Salada quente de abobrinha e berinjela Confira a receita aqui
Mais informações
Região: Região Demarcada do Dão
Produtor: Cooperativas do Dão
Castas: 50% Touriga Nacional, 20% Jean, 15% Tinta Roriz e 15% Alfocheiro Preto.
Safra: 2013
Teor alcoólico: 13%
Temperatura de serviço: 14 a 16°C

Cor e sabor intensos
Um vinho muito agradável, um boa surpresa, sendo um malbec de origem bem incomum para essa uva. Tem cor vermelho púrpura intensa e aromas de frutas bem maduras. Sobressaem as notas de chocolate, ameixas secas e violetas. É bem fresco e tem ataque incisivo com boa presença alcoólica. Seus taninos são agradáveis, tem médio corpo e boa persistência num final frutado.
Harmonização
Com sua aparência e aroma, o Casa Bonita Malbec é especial para acompanhar carnes vermelhas, churrascos ou servindo de acompanhante para queijos de média cura.
Sugestão Vinitude: Fusilli ao molho vermelho de calabresa e berinjelas
Confira a receita aqui
Mais informações
Região: Castilla – La Mancha
Produtor: Casa Bonita
Casta: 100% Malbec
Safra: 2013
Teor alcoólico: 13%
Temperatura de serviço: 14 a 16°C
A vinícola Casa Bonita tem origem familiar, com dedicação e cuidado à plantação, cultivo e cuidados com as uvas, além de esmero na produção de vinhos.
Na Região Demarcada do Dão, desde o começo do século 20, as cooperativas de produtores de vinho foram organizadas para que os vinhos mantivessem a qualidade e o sabor. A década de 1960 trouxe queda nessa qualidade, em virtude da alta produção, mas as cooperativas perceberam a tempo que o melhor era reduzir a produção para que o produto pudesse atender melhor o paladar dos consumidores e apreciadores de vinho.

Comentários
O Prunus Dão Tinto é excelente, nem percebemos e a garrafa se foi. Vinho muito perfumado.
Vou experimentar