
O vinho e o cinema

O vinho embala apaixonados, está presente nas mais diversas comemorações e tem um papel importantíssimo em várias cerimônias religiosas. Sendo um personagem milenar, amado e adorado como é, o vinho não poderia deixar de ter seu lugar também no cinema.
Muitos filmes têm a enologia, ciência que estuda tudo o que está relacionado com a conservação e produção de vinho, como seu tema principal ou aparecendo em alguma parte de sua trama.
Antigas Uniões Entre Vinho e Cinema
Não se sabe, ao certo, quais foram as primeiras películas a unirem vinho e cinema. No entanto, podemos citar alguns filmes mais antigos e bastante prestigiados, nos quais o vinho é um dos personagens.
Notorious
Esse filme é um drama norte americano do ano de 1946 do aclamado diretor Alfred Hitchcock. A trama conta como um agente americano chantageia a filha de um nazista para que ela espione um agente alemão que mora no Brasil.
O filme conta com uma cena bem marcante que se passa dentro de uma adega. Nessa cena a garrafa de um Pommard 1934, um famoso e delicioso vinho francês, cai de uma prateleira e se quebra no chão.
O Rato que ruge
Essa comédia britânica de 1959, de Jack Arnold, conta a história de um país fictício, que tem o vinho como seu principal produto de exportação, mas está falido. Isso porque está sofrendo com a concorrência de um produto similar mais barato criado nos EUA.
O Vale das Paixões
Um drama americano de 1959, dirigido por Henry King. A trama se passa no ano de 1931, e conta como uma jovem inglesa vai viver na Califórnia com sua tia e seu tio, personagens originários de uma dinastia de produtores de vinho.
O objetivo da personagem inglesa, chamada Elizabeth Rambeau, é casar-se com um importante dono de outra vinícola. Mas sua família tem outros planos, e querem casá-la com um primo, para assim manterem os bens na mesma família.
Vinho e Cinema, Filmes mais Recentes
Como os filmes atuais são mais ricos em detalhes, são poucos os que não têm uma ou outra cena com alguma bebida. Apesar da variedade de bebidas que existem, quase sempre o que se vê é vinho que aparece em cena. Entre filmes, documentários, seriados e vários outras artes cinematográficas, são incontáveis os trabalhos onde se pode ver alguém tomando pelo menos uma taça de vinho.
Nos seriados e filmes medievais as taças estão sempre cheias. O atual e muito aclamado seriado Game of Thrones é um exemplo onde o vinho está tão presente. Há até boatos da criação de uma marca de vinho com o nome da série.
Além disso, existem muitos documentários, como Somm, que tratam da produção de vinho, da busca dos sommeliers, para alcançar o tão sonhado título de Mestre em vinhos e entre outros temas relacionados.
Outros trabalhos cinematográficos com a participação do vinho:
• Mondovino (França/Itália/Argentina/EUA, 2004). Direção: Jonathan Nossiter (Documentário)
• Sideways– Entre Umas e Outras (EUA, 2004). Direção: Alexander Payne (Drama)
• Entre Vinhos e Amores (EUA, 2007). Direção: Allison R. Hebble (Drama)
• O Julgamento de Paris (EUA, 2008). Direção: Randall Miller (Drama/Comédia)
• Meia Noite em Paris (EUA, 2011). Direção: Woody Allen (Comédia romântica)
• Maravilhas Modernas – Vinho – Documentário History Channel (Ano desconhecido)
Então aproveite, agora que você tem a lista de alguns filmes de qualidade, pegue a garrafa de um bom vinho, chame alguém especial e assista alguns dos filmes indicados.

Deixe um Comentário