
Outubro 2014

Pura personalidade
Em mais uma edição especial do Vinitude Clube dos Vinhos, a nossa equipe de especialistas foi buscar aqui pertinho dois vinhos de excelência comprovada e cuja vinícola produtora é uma das mais apreciadas do seu país.
A vinícola Irurtia está localizada no Uruguai, à margem do Rio da Prata, fundada por imigrantes europeus no começo do sécuo XX. Ao longo desta história centenária, conseguiu preservar as tradições de uma família apaixonada pela arte de elaborar vinhos. Métodos artesanais de produção, trabalho em família e paixão pela vitivinicultura são algumas das características desta bodega.
Os vinhos desta seleção são o Km 0 Río de la Plata Reserva Tannat Syrah e o Km 0 Río de la Plata Reserva Tannat, ambos produzidos com a uva principal do Uruguai, a tannat, e que representam bem sua personalidade forte. Você vai se surpreender com os aromas e sabores destas duas joias uruguaias. Aproveite!

Força e equilíbrio
Vinho com coloração vermelho-rubi intenso com reflexo púrpura. No nariz, se mostra bem agradável com notas de frutas vermelhas e especiarias. Na boca é um vinho bem estruturado, com taninos redondos e nível de acidez satisfatório. É um vinho fresco e equilibrado, cujo final é excelente, e que é elaborado com a personalidade forte da tannat e a fruta da syrah – uma união perfeita.
Vinificação
Passa por uma pré-fermentação durante 48 horas sob temperatura controlada a 10°C. A fermentação alcoólica acontece com leveduras selecionadas durante 14 dias, também sob temperatura controlada a 26°C. Por fim, passa por um período de seis meses na garrafa antes de ser comercializado.
Harmonização
Essa belíssima combinação das uvas Tannat e Syrah acompanha bem molhos densos, a base de creme, massas leves e queijos.
Sugestão Vinitude: Creme de Baroa Confira a receita aqui
Mais informações
• Região: Carmelo
• Produtor: Irurtia
• Tipo: Tinto
• Teor Alcoólico: 13.5° vol.

Untuosidade e caráter
Vinho com coloração rubi profunda com tons grenás de intensidade exuberante. No nariz, destacam-se aromas de frutas vermelhas e pimenta. Na boca é untuoso, com taninos elegantes. Tem um final excelente e representa toda a personalidade e caráter da uva com a qual é elaborado, a tannat.
Vinificação
Passa por uma pré-fermentação durante 2 dias à temperatura de 10°C. A fermentação alcoólica acontece com leveduras selecionadas durante 16 dias, e sua fermentação malolática é natural. Ainda amadurece durante seis meses na garrafa antes de ser comercializado.
Harmonização
Esse ótimo exemplar de um varietal Tannat combina com pratos ricos em sabor, permitindo inclusive a combinação com alguns pratos mais gordurosos.
Sugestão Vinitude: Medalhão à Moda Guy Confira a receita aqui
Mais informações
• Região: Carmelo
• Produtor: Irurtia
• Tipo: Tinto
• Teor Alcoólico: 13.6° vol.
A história da Irurtia se confunde com a própria história do país em que ela está instalada, o Uruguai, pois começa ainda no século XIX, após a chegada de imigrantes europeus no país. É uma vinícola familiar fundada pelo patriarca Don Lorenzo, teve sua primeira vindima em 1913 e hoje é comandada pelo inovador Dante Irurtia, que revolucionou o modo a vitivinicultura no Uruguai nas décadas de 60 e 70.
Atualmente, a vinícola oferece aos amantes do vinho um catálogo de rótulo elaborados com cerca de 20 castas diferentes, oriundas de pequenas parcelas, onde a principal estrela é a uva tannat, considerada a variedade mais cultivada no Uruguai e a preferida dos consumidores do país. O amor e o cuidado artesanal com que seus vinhos são elaborados são refletidos na beleza e no sabor convidativo das bebidas.
A Irurtia é tida como uma bodega aconchegante instalada em um dos lugares mais bonitos do Uruguai, a cidade de Carmelo, à margem do Rio da Prata, e também oferece uma estrutura diferenciada para receber visitantes de todo o mundo.
Ainda não é sócio?

Deixe um Comentário