
Profissão do vinho: Sommelier

Quando você vai a um bom restaurante ou uma loja especializada e se depara com uma carta de vinhos de diferentes tipos e lugares, sempre há um profissional pronto para guiar sua experiência com a bebida. Sim, ele mesmo, o Sommelier! Hoje, um profissional muito comum em lugares que oferecem o vinho, o Sommelier acumula funções que talvez você não conheça.
De forma resumida, o Sommelier é diretamente responsável não somente pela prova do vinho antes que ele chegue ao cliente final, sua atividade mais conhecida, que objetiva garantir a qualidade da bebida, mas também por sua escolha, compra, recebimento, indicação, harmonização e por sua guarda em adegas. Todas essas funções são exercidas a partir do conhecimento teórico e prático que o profissional adquire em cursos específicos e através do acumulo de experiências ao longo do tempo.
História

Até o século 18, sommelier era conhecido como quem transportava as pipas de vinhos para os castelos, e provava o vinho para garantir que não estivesse envenenado.
A partir do século XVIII, quando os restaurantes de Paris se popularizaram e a cidade se tornou um centro mundial de gastronomia, a função de provar se consolidou. Apesar de algumas modificações que acompanharam a evolução da sociedade, desde então, tronou-se tradicional que o fosse chamado de Sommelier o profissional responsável por provar o vinho e garantir sua qualidade.
A ‘Associação Italiana de Sommelier’ (AIS) foi fundada em 7 de Julho de 1965 e é considerada uma das associações de sommelier mais antigas do mundo.
O profissional e a atividade

Um sommelier deve ser capaz de avaliar os vinhos provados, analisando suas características.
Para que os profissionais se destaquem na área, eles devem obedecer a alguns requisitos que demandam formação, habilidade em vendas, interesse por culturas diversas e prazer em servir. O Sommelier deve estar sempre disponível para frequentar degustações, participar de feiras e viajar por países produtores de vinhos ao redor do mundo; deve ainda entender de gastronomia, já que uma de suas funções principais é indicar o vinho certo para o prato certo, seja ele de qual país for; e, especialmente, ele deve ser simpático, além de gostar de servir – saber se comunicar com o cliente é essencial neste processo.
No Brasil, seguindo a tendência internacional de aumento no mercado de vinhos, a profissão de Sommelier cresce exponencialmente. São diversos os cursos voltados para a formação de novos profissionais da área, as opções estão espalhadas por todo o país.
Apesar da tradição, apenas em 2011, através da Lei 12.467, é que a profissão de Sommelier foi regulamentada no Brasil.
O mercado globalizado, o intercâmbio de culturas, o acesso mais fácil à informação e principalmente o aumento no poder aquisitivo da população brasileira fazem com que haja o crescimento do consumo do vinho no país, logo há também a valorização de muitos aspectos do universo vinícola, entre eles a profissão de Sommelier, que teve sua regulamentação efetivada há menos de 5 anos.

Deixe um Comentário