
Setembro 2016

Longe dos olhos, perto do coração
A proximidade dos vinhos franceses aos espanhóis vai muito além da fronteira: além da Espanha abrigar muito bem algumas uvas da França, os dois países também trazem algumas características semelhantes em seus vinhos. Na seleção deste mês, por exemplo, trouxemos um Monastrell, casta francesa que em sua terra natal é conhecida como Mourvèdre, e um corte do Sul da França que lembra a rusticidade de alguns espanhóis.
Se acha que o Sul da França se resume ao Rhône está muito enganado. O Languedoc é uma das regiões que estão ao sul do país e despertando a atenção de enófilos e profissionais do vinho. Origina exemplares rústicos, macios, um toque de ervas e excelentes companhias para comida mediterrânea, como este.
Notas de degustação
Daqueles que nos levam para um passeio aos vinhedos em uma giradinha de taça. Expressivo, traz especiarias como pimenta-do-reino, noz-moscada e cravo. Em boca, a rusticidade típica da região se faz presente. Terra molhada e um toque defumado chegam acompanhados de bastantes (e elegantes!) taninos e uma acidez de deixar qualquer enófilo apaixonado.
Harmonização
Cordeiro com vegetais confitados, costela com cogumelos ou ratatouille.
Mais informações
País: França
Região: Languedoc-Roussillon
Tipo: Tinto
Safra: 2014
Castas: Syrah e Grenache
Amadurecimento: Em cubas de aço inox
Teor alcoólico: 13%
Temperatura de serviço: 16 ºC
Beber até: 2018
Durante séculos, a Monastrell foi uma das únicas uvas plantadas na Espanha. Ela veio da França, onde é conhecida como Mourvèdre e origina vinhos rústicos, tânicos e encorpados. Além de se dar bem no clima mediterrâneo, é excelente companhia para a gastronomia local, mas se você não for muito fã, pode apostar em comidas suculentas que um bom Monastrell (como este) dá conta!
Notas de degustação
Frutas vermelhas e escuras, como cerejas e uvas passas se manifestam nos aromas. Uma nota de pimenta se apresenta sutil e elegante, só para torná-lo ainda mais instigante. É intenso, confirma as frutas em boca, e destaca o frescor com algumas notas minerais. Os taninos, delicados e finos, equilibram a boa estrutura e acidez do vinho. Deliciosamente espanhol.
Harmonização
Carnes assadas com legumes, batata rosti ou croque monsieur.
Mais informações
País: Espanha
Região: Jumilla
Tipo: Tinto
Safra: 2013
Castas: Monastrell e Syrah
Amadurecimento: Em cubas de aço inox
Teor alcoólico: 14,5%
Temperatura de serviço: 16 ºC
Beber até: 2018

Deixe um Comentário