
Setembro 2013

A Seleção de Setembro conta com duas joias produzidas no Vale do Colchágua, no Chile. Considerada por vários enólogos e produtores ao redor do mundo como uma região dos sonhos para a viticultura das uvas tintas, sua proximidade com o Oceano Pacífico e o clima de tipo mediterrâneo – com estações bastante definidas, e altas variações de temperaturas – lhes confere condições ideais para o amadurecimento das uvas e proporciona vinhos de cor rubi violácea intensa e sabor deliciosamente vivo.
Fundada pelo experiente produtor francês François Lurton, a vinícola Hacienda Araucano fica nas proximidades da histórica Vila de Lolol, sub-região de grande importância para o cultivo e produção de vinhos do Chile. São de lá os dois tintos escolhidos por nossa equipe de especialistas: Hacienda Araucano Reserva Syrah 2011 e Hacienda Araucano Reserva Cabernet Sauvignon 2009 – vinhos da linha Reserva que unem, como poucos, acessibilidade no preço com qualidades distintas de sabores e aromas, e estruturas elegantes, abundantes em frutas e especiarias.

Elegância e Suavidade
Provenientes do Valle do Lolol (Colchágua), sub-região produtora de vinhos no Chile que fica a 32 Km do Oceano Pacífico, com produção pequena e limitada, pois privilegia a qualidade antes da quantidade, este Syrah apresenta uma coloração rubi intensa e audaz, seus aromas remetem a especiarias, especialmente de pimenta. No paladar, oferece uma boa harmonia entre álcool e acidez, que demonstra sua elegância e suavidade, encorpado e com um final pronunciado.
Vinificação
Com vinhas jovens, com idade média de 8 anos, recebendo forte influência climática da costa e também dos Andes, sua vinificação é tradicional; a fermentação inicial é feita em temperatura baixa e controlada em tanques de aço inox e de cimento, com repouso em barris de carvalho francês durante 8 meses.
Harmonização
Este vinho combina bastante com assados de costela de cordeiro e coelho, além de cair bem com queijos diversos. Sugestão Vinitude: Costela de cordeiro assada Confira a receita aqui
Mais informações:
Região: Valle do Lolol (Colchágua)
Produtor: François Lurton Hacienda Araucano
Casta: 100% Syrah
Safra: 2011
Teor Alcoólico: 14,5%
Temperatura de serviço: 16-18°C

Harmonia e personalidade
Cultivado no Valle do Colchágua, região especializada na produção de varietais tintos na zona central do Chile, apresenta uma coloração vermelho rubi exuberante com boa intensidade. A forte presença de frutas vermelhas maduras no aroma, especialmente de amora e cereja, é notável. Bem encorpado, a acidez em harmonia com o álcool tem nível satisfatório, os taninos firmes lhe confere personalidade forte, seu final é ligeiramente seco no paladar.
Vinificação
Cultivados em vinhas jovens, com média de 10 anos, em solo arenoso e em clima mediterrâneas com as quatros estações definidas, com baixa ocorrência de chuva e grande variação de temperatura, este Cabernet Sauvignon tem vinificação tradicional e tem maturação de 10 meses em barricas de carvalho francês.
Harmonização
De forma geral, esse vinho combina bem com variados cortes de carne vermelha, além de grelhados e churrascos. Sugestão Vinitude: Contrafilé ao Sugo Confira a receita aqui
Mais informações:
Região: Valle do Lolol (Colchágua)
Produtor: François Lurton Hacienda Araucano
Casta: 100% Cabernet Sauvignon
Safra: 2009
Teor Alcoólico: 14%
Temperatura de serviço: 16-18°C

Lá, ele preza pelo respeito ao ecossistema da região, tentando causar o mínimo de impactos ao ambiente com sua vinícola. Dinâmica e criatividade, a produção de vinhos na Hacienda Araucano utiliza-se de novas tecnologias, como a captação de energia solar e o reaproveitamento da água das chuvas na irrigação de suas vinhas, e busca sempre alinhar a melhor qualidade possível do vinho com um preço de revenda acessível.
A Hacienda Araucano está aberta ao turismo desde 2010, oferecendo programas de montaria a cavalo, degustações, churrascos, jantares e passeios temáticos de acordo com as linhas de vinhos produzidos lá.
Em 2005, a publicação Wine Enthusiast elegeu o Vale de Colchágua como a melhor região produtora de vinhos do mundo. Em 2011, foi a vez da revista norte-americana Shermans Travel elegê-lo como o segundo melhor destino turístico ligado ao cultivo e produção de vinho no mundo. O vale, formado por um rio, o Tinguiririca, que se alonga da Cordilheira dos Andes até o oeste do país, desembocando no Oceano Pacífico, revela-se a união perfeita entre destino turístico e região de importância para a vitivinicultura.
Ainda não é sócio?
Assine essa seleção
Deixe um Comentário