
Em que temperatura devo servir o meu vinho?
Muito se fala na temperatura correta para servir um vinho: brancos, espumantes e rosés devem ser servidos mais frios, tintos, em temperaturas mais elevadas. Mas como saber qual é a temperatura ideal para cada um?
Aliás, um passo atrás: por que isso é tão importante? Como a temperatura pode influenciar no sabor do vinho?
O calor permite que os componentes aromáticos se volatilizem, fazendo com que os aromas agradáveis do vinho se revelem. Os aromas variam de vinho para vinho e cada garrafa revela todo o seu potencial a diferentes temperaturas.
Toda variação de temperatura muda radicalmente o aroma e o sabor de um vinho porque suas propriedades aromáticas e gustativas são extremamente sensíveis ao calor. Quando se fala, por exemplo, que um vinho tinto deve ser servido à temperatura ambiente, refere-se às casas européias do século passado que possuíam temperaturas entre 16°C e 18°C.
Já os brancos e espumantes, devem ser servidos a temperaturas mais baixas, pois geralmente vêm de lugares frios e, portanto, as uvas expressam-se melhor quando sujeitas a temperaturas parecidas. Mas isso não significa que você deve colocá-los na geladeira ou freezer – o melhor jeito de resfriá-los é colocando em um balde com água e gelo, pois abaixo dos 5 °C, as papilas gustativas congelam e somos impedidos de apreciar o vinho em todo o seu esplendor.
Para facilitar, apresentamos um infográfico para você fazer uma consulta rápida e prática quando tiver dúvidas sobre a temperatura ideal do seu vinho.
Ah, você pode até imprimi-lo se quiser ter uma consulta sempre à mão ou quiser enquadrar, por exemplo.
Por Carol Oliveira e Kayanami Hellen

Veja outros itens relacionados
-
-
Quando é que vinho não é uma boa solução?
-
Matilda Plains Cabernet Shiraz 2010
-
A história do vinho: A bebida que foi além das civilizações
-
Porta da Ravessa
-
Dicas de vinhos e comidas: Seleção Fevereiro 2013
-
Vinhos de Verão
-
Vinho brasileiro: um leque de boas surpresas
-
Altosur Merlot 2009
-
La dolce vita toscana
-
Receita Terrine de tâmaras e amêndoas
-
Cava Pere Ventura
Comentários
Muito boa iniciativa! Espero aprender bastante! Parabéns