
Trás-os-Montes e Alto Douro: um paraíso vinícola em Portugal

Situada no nordeste de Portugal, a província de Trás-os-Montes e Alto Douro é um lugar onde a identidade portuguesa, fruto de tradições culturais enraizadas, sobreviveu como em nenhuma outra região do país lusitano. O seu conhecido isolamento, bem como o alto índice de emigração e despovoamento, são características que acompanham a região há muito tempo.
Sua capital é a cidade de Vila Real, e, ao longo da história, sofreu diversas modificações em seu território e nas atribuições administrativas. Desde o século XV, passou de Comarca a Província, e suas fronteiras territoriais, cujos limites foram se adequando com a aquisição ou perda de regiões, já não são as mesmas da época de sua fundação. Atualmente, é formada por três sub-regiões: Alto Trás-os-Montes, Douro e Tâmega.As paisagens desta província apresentam uma beleza natural e rural exuberante, sendo suas terras ricas em cerais, legumes e frutos como amêndoas e cerejas, além das oliveiras que produzem azeites deliciosos. Para completar, ainda existe a cultura vitivinícola, que, com as inúmeras vinhas da região, fazem de Trás-os-Montes e Alto Douro um destino turístico perfeito para os amantes da gastronomia e do vinho de alta qualidade.
Montes é uma das regiões mais ricas em descobertas arqueológicas. Destacam-se as estações do paleolítico da serra do Brunheiró e Bóbeda, assim como dólmenes e povoados do período Neo-eneolítico.
Características
Trás-os-Montes é uma região montanhosa, caracterizada por sua diversidade de relevo e de clima – altitude, temperatura, pluviosidade, solo, etc, variam conforme cada cidade da província. As diferenças são bastante acentuadas.
De maneira geral, seu relevo é formado por uma série de elevadas plataformas onduladas atravessadas por vales e bacias profundas, os solos se apresentam como graníticos, mas com presença importante de xisto. Trás-os-Montes tem clima com influência mediterrânico-continental, com áreas de muito frio nas partes mais altas e outras mais quentes na região do Douro.
A natureza privilegiada é fonte de riqueza para a região: os recursos hídricos, com rios importantes, por exemplo, são utilizados para gerar energia elétrica e produzir água mineral.
O nome Trás-os-Montes foi dado devido à localização da província: atrás das montanhas do Marão e Alvão, que ficam ao norte do rio Douro.
Rota do Vinho
Outra possibilidade de riqueza retirada da natureza da região são as vinhas dispostas nos vales que circundam o Douro e que originam vinhos excelentes e apreciados no mundo todo. O principal deles: o famoso Vinho do Porto.

A região é conhecida por seus vinhos de qualidade.
Quanto à produção, 50% dos vinhos elaborados nas vinícolas da região são destinadas para o Vinho do Porto, a outra metade se dedica à produção de vinhos que utilizam a denominação de origem controlada (DOC) “Douro”, e que são tão diversos quanto os microclimas e solos da província.
Tradicionalmente, as vinhas são plantadas de maneiras diferentes em Trás-os-Montes, aproveitando toda a diversidade da região. Essa característica se reflete nos vinhos produzidos, que além do vinho do Porto, pode resultar excelentes vinhos tintos e brancos.
Por tudo isso, Trás-os-Montes e Alto Douro tem potencialidades turísticas incríveis a serem exploradas: riqueza natural, beleza das paisagens, patrimônio histórico incomum, cultura tradicional e histórica, vinhos e gastronomia de qualidade mais que reconhecida – um paraíso para os enoturistas.

Comentários
Meu Pai nasceu em trás-os-montes – Famiçia Taveira e assim que puder vou conhecer.
Complementado, Cultivo o sonho de conhecer Portugal, especialmente Trás-os-Montes, de onde veio meu pai(para o Brasil) no início do século passado!
Olá Luiz…meu bisavô nasceu nessa região tb…estou tentando localizar sua certidão de nascimento…espero consegui. Abraço
Cultivo o sonho de conhecer Portugal, especialmente Trás-os- Montes, de onde meu veio (para o Brasil) no início do século passado!
Desculpe …Manuel da Silva Duarte nasceu entre os anos de 1870 a 1880 …vindo para o Brasil com idade de 18 anos ….sua moradia aqui era na cidade de AVARE spv
AINDA IREI VISITAR TRÁS-OS-MONTES TERRAS DA MINHA FAMÍLIA PATERNA.
Maravilhoso seria conhecer suas adegas!!!!