
Uva carmenère: um presente de Bordeaux para o Chile

Para uma pessoa que aprecia degustar bons vinhos, não há como passar incólume por uma das vinhas mais nobres e capazes de produzir alguns dos vinhos mais interessantes e deliciosos de todos.
É óbvio que estamos falando da uva carmenère, que é considerada por muitos, como um presente de Bordeaux, a tradicional cidade produtora de vinhos da França, para o Chile e para o mundo, já que atualmente, esta vinha é muito mais conhecida por conta dos vinhos produzidos pelo país sul-americano, do que pelos vinhos produzidos pela França.
Origens
Como já foi dito anteriormente, a uva carmenère é uma variedade originária da França, da região de Bordeaux, que acabou migrando para outros países, encontrando no Chile o local ideal para proliferar.
No entanto, esta vinha acabou ficando meio que “esquecida” pelos grandes produtores e pelos apreciadores de vinhos do mundo todo até meados da década de 1990, quando ela foi praticamente “redescoberta” no país sul-americano, que hoje é o seu maior produtor.
Tanto é verdade, que atualmente, para muitos, a uva carmenère é praticamente a vinha símbolo da produção vinícola do Chile, sendo capaz de produzir alguns dos mais excelentes vinhos varietais do mercado atual.
Há também produção de vinhos feitos da uva carmenère em outros países, com destaque para os Estados Unidos, na região da Califórnia, e para a Argentina, que também produzem vinhos varietais muito bons.
Vinhos produzidos
Os vinhos varietais produzidos pela uva carmenère apresentam como principais características o fato de serem normalmente vinhos de sabor marcante e que apresentam muita estrutura.
Estes vinhos dificilmente são indicados para consumo imediato, já que a uva carmenère é uma das vinhas mais potentes, que permite que vinhos com excelente potencial de guarda sejam produzidos.
Por ter sido “redescoberta” durante a década de 1990, o fato é que não há vinhos carmenère que contem mais do que 8 anos de vida, mas por conta da potência apresentada por esta vinha, seus vinhos podem aguentar de 10 a 20 anos em perfeitas condições, podendo, em alguns casos, aguentar até mais do que isto.
As regiões produtoras mais importantes
Como já dissemos anteriormente, o Chile é o principal produtor de vinhos feitos da uva carmenère, e por este motivo, é o país onde se encontram as mais importantes regiões produtoras do mundo quando o assunto é esta vinha.
As principais regiões que produzem vinhos carmenère estão localizadas no chamado Vale Central chileno, com destaque para regiões como o Vale do Rapel, entre outras, que fornecem alguns dos vinhos mais interessantes feitos desta vinha.
Dicas de harmonização
Para quem deseja harmonizar vinhos carmenère para conseguir extrair o máximo de potencialidade deles, a dica fica por conta de fazer a harmonização com carnes vermelhas e também com assados em geral.
Até mesmo uma bela e completa feijoada pode ser acompanhada por um delicioso vinho feito da uva carmenère. No entanto, é essencial que você evite harmonizar este vinho com pratos que levem molho de tomate, por exemplo.

Veja outros itens relacionados
-
-
Canaiolo, o vinho da Vecchia Italia
-
Peixe e vinho
-
Tinto Cão, uma casta rara do Vale do Douro
-
Cabernet Sauvignon: a rainha
-
Frappato di Vittoria, o vinho frutado da Sicília
-
Zinfandel, a jóia californiana
-
Conheça o Alentejo
-
Uva Sangiovese e suas variações regionais
-
Tannat: Abaixo o Preconceito
-
Uva Tinta Roriz
-
Chardonnay pelo mundo
Comentários
tomei o vinho los gatos com uva carmenere e a muito tempo nõa tomava um vinho que realmente me marcou pelo seu sabor intenso começando com um leve adocicado, me corrija se estiver errado ,mas amei este vinho, já tomei outros tantos ,mas este!!!! excelente parabéns
Gostaria de parabenizar, é saber tudo sobre vinhos!!!