
Viñas Don Martín

Os vinhos argentinos figuram entre alguns dos mais presentes nas prateleiras dos mercados brasileiros na atualidade, perdendo em quantidade apenas para os vinhos chilenos.
E toda esta importância se deve, entre outras coisas, à qualidade de alguns rótulos produzidos no solo de nosso vizinho sul-americano, como os vinhos produzidos pela vinícola Viñas Don Martín, cuja história nós iremos apresentar neste artigo.

Localização
A vinícola argentina Viñas Don Martín está situada em um dos locais com o clima mais favorável para a produção de vinhos de boa qualidade de toda a Argentina, em uma região que está a pouco mais de 1.000 metros de altitude.
Esta região é chamada de Alto Agrelo (Luján de Cuyo), e está em Mendoza, que é a região produtora mais tradicional e conhecida de toda a Argentina, sendo uma das regiões que melhor cultivam uvas Malbec.
Você sabia que a uva Malbec é a mais tradicional da Argentina, sendo considerada por muitos especialistas, tanto argentinos, quanto de outros países, como sendo a variedade símbolo do país?
A Viñas Don Martín apresenta vinhedos espalhados por cerca de 60 hectares, onde são produzidos alguns dos vinhos mais interessantes de toda a Argentina, com alguns rótulos premiados em concursos, inclusive.
O amor pela arte de produzir vinhos
A Viñas Don Martín é uma vinícola pertencente a um grupo suíço, sendo tocada por pessoas que realmente amam a verdadeira arte de produzir vinhos, levando à criação de vinhos de altíssima qualidade como resultado direto desta dedicação.
Um de seus proprietários é Felix Martin Altorfer, que é uma pessoa dedicada, que procura estar sempre presente em cada um dos detalhes do processo de produção de vinhos desta tradicional vinícola argentina.
Todo o projeto de desenvolvimento dos principais vinhos da Viñas Don Martín conta com a participação e com a consultoria do renomado enólogo Roberto de la Mota, que também, além todo seu conhecimento sobre vinhos, é engenheiro agrônomo.
E muitos dos principais vinhos produzidos pela Viñas Don Martín são feitos de modo artesanal, com uvas escolhidas de modo cuidadoso e que são colhidas manualmente, em um processo que remete aos primórdios da produção de vinhos.
Alguns bons exemplos de vinhos importantes produzidos pela Viñas Don Martín podem ser representados pelo varietal Malbec e pelo corte Malbec/Cabernet Sauvignon.
Você sabia que o termo varietal representa, dentro da enologia, um vinho que é elaborado usando um tipo predominante de casta de uva, sendo que normalmente pode conter até 15% de outra variedade, além da uva principal?
A Viñas Don Martín procura primar sempre pela qualidade de seus vinhos, e por este motivo, opta por produzir bons vinhos autênticos em escala reduzida, para garantir que esta qualidade esteja sempre presente.

Deixe um Comentário