
Vinho brasileiro: um leque de boas surpresas

Engana-se quem ainda ousa duvidar da qualidade do vinho brasileiro. Além de ser bom, faz bem para a saúde!
Todo bom apreciador sabe que vinho faz bem para a saúde. Afinal, o que não nos falta é disposição para encontrar motivos para ter sempre uma taça em mãos sem peso na consciência. Mas você sabia que o vinho brasileiro é o segundo do mundo que mais contém resveratrol?
A palavra pode até parecer difícil, mas o conceito resumido é bem simples: resveratrol é um polifenol encontrado, sobretudo, nas cascas e nas sementes das uvas. Ele é responsável por benefícios que vão desde agir como um potente antioxidante e antiinflamatório, aumentar os níveis de HDL (o bom colesterol), até proteger os neurônios e inibir o desenvolvimento de tumores.
Em um estudo publicado pela Nature, uma das revistas científicas mais clássicas do mundo, comprovou-se que o vinho produzido na Serra Gaúcha, região sul do país, é o segundo que mais contém resveratrol. Os brazucas só perderam para os franceses. Em uma dosagem de concentração do polifenol, os vinhos franceses apresentaram um teor médio de 5,06 mg/litro, enquanto o Brasil apresentou uma média de 2,57 mg/litro. O terceiro lugar ficou para a Itália, e Portugal, que supera a produção brasileira em quantidade e tradição, apareceu somente na sexta posição.
Mas por que isso acontece?
Talvez você já tenha ouvido falar que quando a videira sofre, os vinhos apresentam maior qualidade, isso porque a vinha precisa se esforçar para sobreviver, resultando em vinhos mais complexos. Pois bem, as vantagens de uma videira sofrida não param por aí. Quanto mais adverso é o clima em que a uva é cultivada, maior é a quantidade de resveratrol que ela produz para se proteger. Essa substância é mesmo poderosa… Além de fazer bem a nós, ainda faz bem às uvas que darão origem aos nossos vinhos.
Na Serra Gaúcha, onde a umidade é mais elevada, as chances das vinhas serem atingidas por fungos são maiores, portanto, como forma de defesa natural, as videiras produzem mais resveratrol.
E ainda tem gente que se pergunta por que é que a gente brinda falando saúde…
Está mais do que na hora de conhecer e desfrutar a produção nacional de vinhos e ainda contar para todo mundo as vantagens que se tem ao consumir vinho brasileiro. Se está pensando que termina no bem que faz à saúde, está muito enganado! Isso é só o começo.

Veja outros itens relacionados
-
-
Dicas para montar uma boa degustação em casa
-
Harmonizando | Receitas para a Seleção Outubro 2016
-
Chardonnay pelo mundo
-
Diferença entre Denominação de Origem e Indicação de Procedência
-
Mendoza, o berço do vinho na Argentina
-
Produção do vinho: como acontece
-
Sommelier School + Clube dos Vinhos
-
A Evolução dos Vinhos Através da História
-
Harmonizando | Receitas para Seleção Junho 2014
-
Vinho industrial Vs. Vinho artesanal
-
O vinho e o cinema
Deixe um Comentário