
Vinhos comerciais x Vinhos especiais

Nos últimos anos, com a universalização do ato de beber vinho, através do aumento significativo no poder econômico e cultural das populações das regiões urbanas, uma tendência tem se apresentando com força no mercado: a comercialização de vinhos produzidos exclusivamente para atender ao gosto do consumidor médio ou iniciante nesse universo.
Apesar da sua força, essa tendência encontra grande resistência tanto da parte de alguns produtores, que defendem as dimensões humanas e qualidades intrínsecas de seus vinhos, quanto de muitos consumidores, que apreciam a tipicidade e personalidade dos vinhos produzidos de maneira a expressar seu terroir de origem.
Vinhos comerciais
Quase sempre de estilo macio, com taninos menos evidentes, frutado e levemente adocicado, este tipo de vinho é padronizado e se encaixa no chamado grupo dos vinhos comerciais produzidos em larga escala; ele oferece facilidade de degustação e acessibilidade no preço, tudo para ser comercializado rapidamente, suprindo à demanda de um consumidor menos exigente por vinhos cotidianos.
A tecnologia e os novos conhecimentos da enologia moderna atualmente permitem a produção de vinhos com estilo gustativo personalizado. De acordo com essa nova tendência que visa apenas o mercado e suas variáveis, o terroir, a utilização de uvas típicas, a forma de cultivo, etc, na maior parte das vezes, não são mais fatores fundamentais no processo de fabricação do vinho.
O interessante seria elaborar vinhos específicos, com gosto e estilo determinados, para suprir às necessidades e preferências de cada parcela de cliente, de cada região consumidora, de cada país.
Vinhos especiais
Muitos produtores, contudo, prezam pela autenticidade dos seus vinhos – são normalmente proprietários de pequenas bodegas ou vinícolas, construídas como negócios de família, eles sabem que suas bebidas são resultado de longos anos de aperfeiçoamento, através de conhecimentos tradicionais e inovações tecnológicas acumuladas com o passar do tempo, que dão aos seus vinhos uma característica singular e que os distinguem dos vários outros vinhos do mercado.
Da mesma forma, o consumidor acostumado com a degustação de diferentes tipos de vinhos de qualidade, quer experimentar ou continuar bebendo vinhos especiais, que demonstrem o estilo e personalidade da sua fruta, dos seus vinhedos, do seu lugar de origem; em suma, o verdadeiro amante da bebida quer um vinho que o surpreenda ou instigue, mas que, sobretudo, possa garantir a ele uma experiência única, através da história da produção que o exemplar traz em si (solo, uvas, colheita, tempo de guarda, etc). Essa história é que dita a personalidade, o temperamento do vinho.
Qual escolher?
A tradição no cultivo de uvas, na produção e no consumo de vinhos é tão longa quanto à humanidade, ao longo da história esta tradição foi acumulando saberes e se transformando repetidas vezes, desta forma, a cultura que envolve todo o processo de elaboração e degustação do vinho é muito importante para ser descartada por interesses de mercado, mesmo que esses interesses exerçam papel fundamental na comercialização da bebida, garantindo sua perpetuação como a grande bebida do ocidente.
É preciso dizer que essa não é uma disputa entre tecnologia e tradição, pelo contrário. São maneiras antagônicas de concepção do mundo dos vinhos que causam esse atrito: visão de mercado ou manutenção da cultura vinícola? Essa resposta cabe a cada produtor decidir. A filosofia de cada bodega, cada vinícola, cada enólogo, é que irá definir a elaboração de seus vinhos.
Quanto ao consumidor, é inegável que apreciadores apaixonados preferem os vinhos que surpreendem e envolvem os sentidos com toda história que trazem na garrafa. E é exatamente por isso que os especialistas do Vinitude Clube do Vinho, pensando em você sócio, estão sempre na busca incessante por vinhos que traduzam a sua paixão pelo universo vinícola.
É nosso prazer satisfazê-lo com bebidas elaboradas em condições especiais, com muito cuidado e dedicação extrema, por enólogos que abdicam da produção comercial em larga escala para garantir qualidade e tipicidade aos seus vinhos, e, por conseqüência, possibilitar ao consumidor uma experiência de degustação inigualável, já que cada um de seus vinhos tem caráter distinto.

Deixe um Comentário